
Epicentro do sismo localizou-se em Celorico da Beira
Foto: Arquivo
Um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter foi sentido na madrugada deste sábado nas regiões Norte e Centro de Portugal. O epicentro localizou-se em Celorico da Beira, onde os bombeiros receberam várias chamadas no momento em que a terra tremeu, cerca das 0.30 horas
Em declarações à RTP, o comandante dos Bombeiros de Celorico da Beira, Carlos Almeida, explicou que os contactos feitos para a corporação resultaram da tentativa da população de "se inteirar do que se estava a passar". "O alarme foi potenciado por aquilo que as pessoas começaram a ler nas redes sociais. Numa primeira fase, aperceberam-se de um barulho e pensaram que seria um camião ou algo do género. Quando confirmaram que tinha ocorrido um sismo, tentaram perceber qual a sua magnitude e se havia medidas preventivas a adotar", referiu.
Segundo o comandante, a reação foi ainda potenciada pelo carácter pouco habitual deste tipo de ocorrência na região. "Não é comum haver sismos nesta zona", sublinhou, acrescentando que não há registo de feridos nem de danos materiais.
Questionado sobre os kits de emergência - tema que ganhou destaque durante o apagão registado em abril - Carlos Almeida considerou que, em zonas com baixa probabilidade sísmica, estes podem contribuir para alarmar a população. "Quem puder ter o kit, que o tenha, evidentemente", ressalvou, explicando que o mesmo deve incluir um telemóvel, uma bateria suplente, um rádio portátil, uma lanterna e água.
Já o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, só teve conhecimento do sismo através do comandante dos bombeiros, uma vez que não se encontrava na região no momento da ocorrência.

