É dia de folga, mas nem por isso os braços do restaurante "Mesa com Tradição", em Avintes, Gaia, estão a descansar. Está marcada para as 12.30 horas a entrega de cem almoços aos profissionais de saúde do serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João, no Porto.
Corpo do artigo
Um gesto para "Servir heróis", iniciativa financiada pela Betano, e na qual participam seis restaurantes do distrito do Porto. Contando com os estabelecimentos de Lisboa, Braga e Coimbra, são 16 no total.
O menu é vitela comida à colher com migas de feijão e alheira. "Um ex-líbris" da casa, garante Manuel Vieira, de 37 anos, chefe de cozinha e proprietário do estabelecimento. O segredo é que a carne é "confecionada durante 12 horas no nosso forno a lenha, a 140 graus", esclarece o profissional.
Ao prato principal junta-se um creme de legumes e leite-creme com canela. Um menu para "confortar" os profissionais de saúde, que recebem o gesto precisamente como se de "um miminho" se tratasse. Nenhum dos funcionários, e apesar de alguns estarem em lay-off a 100%, se recusou a ajudar.
Um ano sem ordenado
A ação dura dez dias. A ajuda para o setor da restauração traduz-se na compra das refeições pela Betano. A iniciativa em Coimbra, que vai chegar ao Centro Hospitalar e Universitário, arranca na próxima semana. O objetivo é entregar mais de cinco mil refeições até ao final do mês nos hospitais abrangidos pelo projeto: S. João (Porto), Pedro Hispano (Matosinhos), Centro Hospitalar de Coimbra, Braga e Amadora/Sintra e Santa Maria, em Lisboa.
"Os restaurantes cozinham como se estivessem a servir almoços e nós compramos, mediante um preço acordado", explica Rui Trombinhas, da Betano.
"Claro que é um valor simbólico, mas é uma grande ajuda. Estou sem ordenado há um ano", confidencia Manuel Vieira.
A escolha dos estabelecimentos foi feita com a ajuda da Associação Nacional de Restaurantes - Pro.Var. O presidente, Daniel Serra, explica que a seleção foi feita mediante as dificuldades que cada um dos espaços estava a sentir. "Servimos de plataforma de ligação entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda", clarifica Daniel.
500 refeições diárias, confecionadas por 16 restaurantes de todo o país, estão a ser entregues a profissionais de saúde. Seis hospitais estão a receber almoços em vários serviços. Na segunda-feira, foi a vez do serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João.
Embalagens
Para fazer chegar a comida aos profissionais, a empresa ofereceu ainda as embalagens para acondicionar as refeições devidamente.
Autógrafos
Com a entrega de almoços ao Hospital de Braga, foram também enviados autógrafos de jogadores do Sporting Clube de Braga.