
Além de inundações, houve queda de árvores e a necessidade de limpeza das vias
Foto: José Coelho/Lusa
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 70 ocorrências entre a meia-noite e as 7 horas de hoje, relacionadas com o mau tempo, a maior parte inundações, queda de árvores e limpeza das vias.
A maioria das ocorrências registadas foram inundações, num total de 43, disse à Lusa José Rodrigues, da ANEPC, adiantando não se terem registado vítimas ou danos graves devido à chuva.
Além de inundações, houve queda de árvores e a necessidade de limpeza das vias, adiantou a ANEPC.
As operações mobilizaram 244 operacionais, apoiados por 96 veículos.
Madrugada "mais calma" no Porto
A madrugada de hoje no distrito do Porto foi "mais calma" e sem ocorrências significativas a registar. Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, "em nada" se comparou à madrugada de quinta-feira para sexta-feira, em que foram registadas chuvas intensas e várias inundações por todo o distrito do Porto, tendo a ocorrência "mais crítica" sido registada na Via de Cintura Interna (VCI), onde foi necessário efetuar o resgaste de uma idosa, e a circulação do trânsito nos túneis das rotundas do Bessa e da AEP, e no Campo Alegre chegou a estar cortada.
Oito distritos sob aviso laranja
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado oito distritos do continente - Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra - sob aviso laranja devido à chuva persistente, por vezes forte, acompanhada de vento.
Os distritos de Bragança, Porto, Vila Real, Setúbal e Portalegre estão sob aviso amarelo. O IPMA regista também uma descida global da temperatura mínima.
