O valor de referência do Rendimento Social de Inserção (RSI) vai subir cerca de 20 euros a partir de março, passando dos atuais 189,66 euros para 209,11 euros. De acordo com um despacho publicado, esta sexta-feira, em Diário da República, o pagamento será feito com retroativos a janeiro deste ano. A medida, de acordo com o jornal Público, irá abranger cerca de 198 mil beneficiários.
Corpo do artigo
"O Rendimento Social de Inserção, enquanto prestação de solidariedade, visa garantir mínimos sociais, protegendo os grupos de maior fragilidade e vulnerabilidade, em situação de pobreza extrema, distinguindo-se de outros apoios e prestações sociais por incluir uma componente de integração e inclusão social", lê-se na portaria publicada, esta sexta-feira, em Diário da República.
De acordo com o documento, a atualização do valor do RSI corresponde "a 43,525 % do valor do indexante dos apoios sociais" e "produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023".
Segundo os dados estatísticos disponíveis no site do Instituto da Segurança Social, em dezembro de 2022, o RSI foi pago a 196 904 pessoas. Trata-se de mais de 95 mil famílias. Cerca de 32,5% dos beneficiários eram menores de idade; 13,3%, tinham entre 18 aos 29 anos; 11,5% entre os 30 e os 39 anos; 12,8% entre os 40 e 49 anos e os restantes 29,9% eram maiores de 50 anos.
Mais de metade dos beneficiários são mulheres, sendo que 27% vivem no distrito do Porto (quase 49 mil pessoas) e 20% no distrito de Lisboa (mais de 41 mil pessoas). O montante da prestação média equivaleu a 259,39 euros por família e 121,59 euros por beneficiário.