Chama-se Fernando de Deus, mas é a Nossa Senhora que, todos os anos, dedica uma peregrinação. Foi assim nos últimos 15 anos. Neste, ficou um vazio deixado por um desejo por cumprir.
Corpo do artigo
12168007
Devia estar, por estes dias, a caminho do santuário de Fátima, integrado num grupo que partiria de Paredes com mais de 400 pessoas. Ficar em casa foi difícil, não esconde.
"O dia em que estava agendada a partida foi marcante e a aproximação ao 13 de maio vai ser terrível. Este ano vai ser um vazio", lamenta o homem de 53 anos.
Em 2006, Fernando de Deus foi, pela primeira vez, em peregrinação, para agradecer uma promessa cumprida a Nossa Senhora.
"No caminho de regresso já vinha a remoer a ideia e decidi que iria repetir a experiência", conta. Ano após ano continuou nesse renovar de fé. Não só por isso, mas pelo companheirismo, amizades criadas e uma partilha de sentimentos que só quem se lança à estrada compreende.
Meditando
"Às vezes vamos sozinhos a meditar na vida ou a rezar. Outras ajudamo-nos uns aos outros. Basta um bom dia e um sorriso", dá como exemplo o bancário de Paredes.
Apesar das primeiras notícias sobre a pandemia, ainda teve fé que conseguiriam fazer a peregrinação. Perante a realidade atual compreende que não seja permitida. "Vamos a ver se em outubro há condições para nos pormos a caminho. Tenho essa esperança", confessa.
1100 peregrinos
Todos os anos, três instituições do concelho de Paredes organizam peregrinações a Fátima. Para a de 2020 estavam inscritas 1100 pessoas, não só da região, mas de outros pontos do país e muitos emigrantes. O sentimento gerado pelo cancelamento foi de tristeza.
A Associação Nossa Senhora dos Remédios - Obra de Bem Fazer, Obra de Caridade ao Doente e ao Paralítico de Paredes e o Rancho Regional de Paredes já tinham a logística em curso e cerca de 300 voluntários prontos a apoiar os peregrinos, mas viram-se obrigados a mudar os planos perante a covid-19.
Muitos quiseram ficar inscritos no próximo ano. Uma das instituições pretende fazer a peregrinação em outubro, caso já estejam reunidas condições.