Tudo indica que será mais uma semana política agitada. As contas das eleições de 18 de maio ficam fechadas na quarta-feira.
Corpo do artigo
Na próxima quarta-feira, será possível conhecer os votos do círculo da emigração e saber se o Chega será mesmo a segunda força política no Parlamento, tornando André Ventura líder da Oposição. O presidente da República vai voltar a chamar o PSD, PS e Chega ao Palácio de Belém.
Sem os votos contabilizados dos portugueses a viver na Europa e fora da Europa, o PS é, neste momento, o segundo partido mais votado nas legislativas de 18 de maio (23,38%). Logo a seguir, está o Chega com 22,56 % dos votos.
Contudo, olhando para os resultados das eleições de março de 2024, quando o Chega ficou em primeiro lugar no círculo eleitoral da emigração, o partido de André Ventura deverá tornar-se na segunda força política do Parlamento.
Segunda noite eleitoral
É com expectativa numa vitória que o Chega terá uma segunda noite eleitoral na quarta-feira, no Hotel Sana Malhoa, em Lisboa, “dedicada ao apuramento dos resultados relativos aos deputados eleitos pelos círculos eleitorais da Europa e fora da Europa”, lê-se num comunicado do partido.
Depois de uma primeira ronda dos partidos em Belém, após as legislativas, Marcelo Rebelo de Sousa revelou, na sexta-feira, a intenção de voltar a ouvir o PSD, o PS e Chega depois de quarta-feira.
“Até dia 29 vamos esperar pelos resultados provisórios [do círculo eleitoral da emigração] do dia 28. Vamos esperar pela posição de quem quer assumir a liderança do PS e vamos esperar para ver se o Chega passa a segundo partido (...) e a líder da Oposição ou não”, disse o presidente da República aos jornalistas, no Porto.