As quase dez horas que deixaram Portugal e Espanha sem luz e telecomunicações foram tema de destaque da imprensa, especialmente na nacional e no país vizinho. Mas o eco do caos que se instalou nos dois países ultrapassou as barreiras da Península Ibérica.
Corpo do artigo
Em Espanha, apesar de já se ter recuperado 99% da rede elétrica, o "El País" avança, esta terça-feira, que os transportes ferroviários continuam a meio gás, mas os aeroportos já funcionam em pleno. As telecomunicações também estão quase a ser repostas na totalidade. E, tal como em Portugal, a falta de água em algumas regiões é o problema que mais preocupa o Governo.
Repsol sofreu falha energética cinco dias antes
Já o "El Mundo" revela que a Repsol, cinco dias antes do apagão, tinha sofrido uma grande falha energética que parou a refinaria em Cartagena. A companhia chegou a enviar uma carta aos clientes a explicar que a suspensão da atividade se tinha dado por razões "de força maior".
Caos nos comboios em Espanha e Portugal todo ligado
Em Inglaterra, a "Sky News" tem dado destaque ao apagão e já esta terça-feira tem feito transmissões em direto desde Madrid sobre o regresso lento à normalidade. "Exército espanhol convocado, caos nos comboios e Rei realiza reunião de emergência" escreve sobre o país vizinho, avançando que em Portugal "todos os consumidores de eletricidade foram reconectados" à rede.
"Problema europeu"
O alemão "Bild" não só avança com as consequências do apagão nos dois países ibéricos e o pandemónio que se seguiu ao corte na rede elétrica, como alertou para ser "um problema europeu maior".
Blackout sem explicações
O italiano "Corriere della Sera" tem na página principal do seu site um "link" para os leitores poderem acompanhar a situação vivida na Península Ibérica, escrevendo que foram excluídas como causas para o apagão "um ataque de piratas informáticos e um evento meteorológico anormal".
Do outro lado do Atlântico, o "New York Times" também noticiou o apagão de quase 18 horas em Espanha e o regresso à normalidade, assinalando, contudo, que as causas "não são claras".
Assalto a banco em Leiria
Já em Portugal, todos os jornais fizeram manchete com o apagão e as possíveis explicações para ter acontecido e o caos que se seguiu, com o “Correio da Manhã” a noticiar o assalto a uma dependência bancária, em Maceira, Leiria, pelas 12.30 horas, cerca de uma hora depois do início do apagão.