Revista de Imprensa: Concorrência investiga subidas de preços após compra de hospitais privados
É notícia, esta segunda-feira, a atenção da Autoridade da Concorrência às aquisições de hospitais privados e o aumento dos dividendos enviados para o exterior.
Corpo do artigo
Concorrência investiga subidas de preços após compras de hospitais
Compra de grupo HPA pela CUF merece atenção especial da Autoridade da Concorrência, que averigua riscos em todo o mercado. Há regiões que levantam preocupações aos reguladores. O "Público " avança que, entre 2020 e 2025, foram notificadas onze operações de concentração envolvendo, pelo menos, um dos cinco maiores operadores do setor: CUF, Luz Saúde, Lusíadas, Trofa e HPA
Bolsa e Mercado: Lucros "voam" de Portugal para donos estrangeiros
Os números são do Banco de Portugal. Praticamente desde a crise financeira que não saíam tantos dividendos de Portugal para as mãos de acionistas estrangeiros, foram quase oito mil milhões de euros em 2024. Só encontramos um fluxo maior em 2010, ano em que diversas empresas anteciparam o pagamento de dividendos para evitar o aumento de impostos, diz o "Expresso" na sua edição online.
MAI tinha parecer negativo sobre ordem de Moedas mas pediu outro
O "DN" revela que, mal Carlos Moedas anunciou publicamente, em setembro de 2024, ter ordenado à Polícia Municipal que efetuasse detenções, o Ministério da Administração Interna pediu um parecer interno, que recebeu a 8 de outubro e que nega a legalidade da ordem. Mas acabaria por pedir outro parecer.