Revista de Imprensa: Dívida dos operadores ferroviários à IP duplica em seis meses

Dívida dos operadores ferroviários à IP duplica em seis meses
Foto: Gonçalo Delgado / Arquivo
A dívida vencida dos operadores ferroviários à Infraestruturas de Portugal (IP) no fim de junho ascendia a 36,5 milhões de euros, um valor que representa mais do dobro dos 18,1 milhões que tinham por saldar no final de dezembro do ano passado, assinala, esta segunda-feira, o "Negócios".
Corpo do artigo
De acordo com o relatório e contas do primeiro semestre da empresa pública liderada por Miguel Cruz, só a CP tinha em dívida, em junho último, 20,3 milhões de euros, quando no final de 2024 esse montante se ficava pelos 3,6 milhões. Também a operadora ferroviária de mercadorias Medway registou um agravamento dos montantes por pagar à IP, que aumentaram de 13,9 milhões para 14,2 milhões de euros nestes seis meses. Já a Fertagus, empresa que opera a linha ferroviária que atravessa a ponte 25 de Abril, duplicou o valor em dívida de 500 mil euros para um milhão, enquanto no caso da Captrain, a antiga Takargo, a dívida vencida passou de 100 mil euros em dezembro para um milhão no final do primeiro semestre.
Grupo EDP perde 3,5 mil milhões em dois dias
O grupo EDP quer investir mais nos Estados Unidos e dar resposta ao reforço da eletrificação do consumo pela expansão de centro de dados, mas a incerteza em torno das metas é grande. Os investidores reagiram de forma negativa à apresentação do plano estratégico 2026-2028 - as duas cotadas da família perderam em conjunto 3,5 mil milhões de euros em capitalização bolsista em dois dias - e os analistas alertam que há dúvidas sobre a capacidade de crescimento em terras de Donald Trump e pouca ambição na rotação de ativos, alerta o "Negócios".
Menos de 500 vistos para empreendedores em cinco anos
De 2020 até 2025 os vistos de residência do Programa "Startup Visa", do Ministério dos Negócios Estrangeiros, verificam-se residuais quando comparados com outros, anota o "Público", com base em dados do IAPMEI. São menos de 500 autorizações em cinco anos, o que representa 0,1% do total de títulos concedidos. O pico foi em 2023, ano de maior crescimento da imigração em geral, com 178 emissões, mas logo no ano seguinte foram concedidas menos 41% de autorizações. Em termos comparativos, o aumento de títulos de residência emitidos foi de 118 mil em 2020 para mais de 218 mil em 2025, sendo que o recorde foi batido em 2023 com quase 329 mil vistos. Já os vistos especificamente para imigrantes empreendedores passaram de 34 para apenas 105.
Ministra quer "estudar como obras nos metros e comboios podem andar mais depressa"
A ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, confessa insatisfação com o ritmo com que as obras estão a avançar na área dos transportes, sobretudo na ferrovia. Em entrevista à "Rádio Renascença", a ministra defende que "temos de ter os mecanismos para que as obras andem mais depressa", detalhando, sobretudo, a necessidade de "evitar tanta litigância" - e "se isso passa por exceções para os fundos europeus" em projetos a eles associados. "Outra das dificuldades é a disponibilidade no mercado. São equipamentos que muitas vezes demoram muito a serem entregues no mercado. E, portanto, são estes os dois pontos que tendem a atrasar", acrescentou. A ministra disse ainda que há demasiados veículos individuais a circular e insiste que os transportes - grandes emissores de gases com efeito de estufa - são uma prioridade política para o Governo, que estará à cabeça da revisão em 2026 do Roteiro para a Neutralidade Carbónica.
Montenegro trava acesso público às contas bancárias da Spinumviva
As contas bancárias à ordem de Luís Montenegro estão inacessíveis à consulta pública nas declarações de rendimentos que entregou à Entidade para a Transparência (EpT), em abril e maio de 2025, revela o "Correio da Manhã". O gabinete de Luís Montenegro afirma que "é totalmente falso que alguma vez tenha sido pedida a oposição ao acesso público aos valores das contas à ordem do primeiro-ministro". E reafirma que Montenegro opôs-se ao acesso público a dados referentes à Spinumviva, firma da família fundada por si em 2021 e passada aos filhos em março último.
Sala para juízes ouvirem migrantes barrados só depende da ANA
A ideia de haver uma sala para os juízes ouvirem os imigrantes que querem entrar no país já existe há mais de um ano, mas falta a administração do aeroporto de Lisboa fornecer um espaço para as audiências. Enquanto isso, a ausência de um turno judicial faz com que imigrantes não possam recorrer a tempo de decisões e acabam por ser deportados. Alerta o "Diário de Notícias".
Hotéis lotados no Natal e fim de ano com preços a subir até 15%
A seis semanas da principal quadra festiva do ano, os hotéis do país traçam um cenário otimista para o Natal e passagem de ano, com ocupações que podem chegar aos 95% e preços a disparar 15%, avança o "Diário de Notícias", anotando que há cada vez mais portugueses a escolher celebrar esta quadra festiva em hotéis e restaurantes. Procura para festejos de fim de ano bate recordes apesar do aumento das tarifas. Estrangeiros também procuram Portugal para passar este período natalício.
