Revista de Imprensa: Do quase colapso total das telecomunicações à investigação das “fake news” do apagão
O “Expresso” faz manchete, esta sexta-feira, com o apagão, revelando que as telecomunicações estiveram a poucas horas do colapso total. Já o “Nascer do Sol” avança que o SIS vai investigar origem da desinformação.
Corpo do artigo
O semanário do Grupo Impresa avança que as telecomunicações estiveram muito perto de colapsar totalmente e que após mais de 10 horas a funcionarem graças a geradores e baterias, não aguentariam muito mais tempo, caso a energia não fosse recuperada, o que colocaria em risco os serviços de emergência. O "Expresso" noticia ainda que o plano de emergência do Governo só foi ativado às 20.30 horas, mas não foi acionado o sistema de planeamento de emergência civil.
Já o “Sol” revela que o Serviço de informações e Segurança está a investigar a origem da desinformação durante o apagão de dia 28 de abril, que atribuía o corte de energia a piratas informáticos russos apoiados por Moscovo, simulando uma notícia da CNN Internacional.
Mais três suspeitos identificados
O “Expresso” noticia que mais três pessoas foram identificadas pela PSP nas imagens recolhidas durante as agressões da extrema-direita durante as celebrações do 25 de Abril, para além dos três outros que já tinham sido detidos.
PS pagou 40 mil euros por “bots” nas redes sociais
O “Sol” avança, também nesta edição, que o PS terá pago 40 mil euros para criar perfis falsos nas redes sociais, entre 2019 e 2020, com a missão de inundar as redes sociais com comentários favoráveis, antes e depois das eleições, e votar nas sondagens online dos debates televisivos a favor do partido. O jornal falou com Miguel Lopes, ex-funcionário da agência ADBD Communicare, contratada para criar o “exército de bots”.
Presidente da agência anticorrupção aluga carro reservado a ministros
O “Público” faz manchete com a notícia de que o presidente da agência nacional anticorrupção, o juiz jubilado Pires da Graça, alugou um carro de categoria reservada a ministros. O concurso para o aluguer foi feito depois de se gastar 6500 euros em reparação de antigo Mercedes. Governo disse que juiz irá cessar funções por não ser a pessoa certa para o cargo.
Alertas em Portugal para possível apagão
Em entrevista ao “Público”, a investigadora Ana Estanqueiro, do LNEG, afirmou que “já existiam bastantes alertas em Portugal, inclusivamente das entidades oficiais, como a DGEG” para a possibilidade de um apagão. “Talvez tenhamos sido demasiado otimistas” sobre a capacidade de o sistema resistir, mas “os indicadores” de dificuldades “estavam lá”, disse.
Contas do SNS no “vermelho” em março
O “Negócios” noticia que as contas do Serviço Nacional de Saúde regressaram ao “vermelho” no primeiro trimestre do ano, depois de há um ano ter registado o primeiro saldo positivo desde a covid-19. Até março o défice foi de cerca de 212 milhões de euros.
Mulheres são as que mais recebem CSI
Cerca de dois terços dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos – 66% - são mulheres, pois são as que têm “pensões mais baixas e um risco de pobreza muito superior”, revela o “Negócios”, avançado que esta prestação social foi a que mais cresceu no último ano, com uma subida homóloga de 55%.
Pai de “Macaco” em parte incerta
O “Correio da Manhã” destaca que a justiça não consegue encontrar Jaime Madureira, pai de Fernando Madureira, ex-lider dos Super Dragões, para o notificar de que começa a ser julgado dia 30 de maio, pelo desvio de dinheiro dos Bombeiros Voluntário do Porto. As cartas enviadas para as moradas que deu no processo foram todas devolvidas.