Segunda-feira marcada pela morte do escritor peruano-espanhol Mario Vargas Llosa e pela notícia, avançada pelo "Diário de Notícias", de que os estrangeiros vão passar a ser ouvidos por um juiz no aeroporto da Portela, em Lisboa.
Corpo do artigo
Até ao final deste semestre estará operacional uma sala especial "que será uma extensão do tribunal em Lisboa" para ouvir estrangeiros retidos na fronteira, segundo revela o juiz Tiago Pereira, vogal do Conselho Superior de Magistratura.
Turismo preocupado com tarifas de Trump
A manchete do "DN" foca-se no impacto que as políticas de Trump podem ter no setor do turismo português e no receio de perda de milhões de euros. Em 2024, os norte-americanos foram o terceiro mercado emissor de hóspedes em Portugal.
Barómetros eleitorais
"DN" e "Correio da Manhã" divulgaram, hoje, dois barómetros sobre as eleições legislativas. Enquanto o primeiro salienta que a "avaliação do Governo continua no vermelho" e que Pedro Nuno Santos é o principal rosto da oposição, o "CM" dá Luís Montenegro como o preferido para ser primeiro-ministro, realçando que "os portugueses acreditam que ninguém vai chegar à maioria".
Documentos desapareceram da FPF
O "CM" avança que desapareceram os documentos do processo da venda da sede da Federação Portuguesa de Futebol por 11,25 milhões de euros e que "poderá ter havido intenção de ocultar o negócio devido à suspeita de alegadas comissões ilegais".
Desconto de 50% para cooperativa de funcionária
O "CM" revela que a Câmara Municipal de Lisboa adjudicou o primeiro projeto no âmbito do programa Cooperativas 1.ª Habitação a uma cooperativa que tem como dirigente uma funcionária da autarquia e que a construção terá um desconto de até 50%, pois oferece o projeto de arquitetura e engenharia, além do direito de superfície por 90 anos.
Óbitos em Portugal no primeiro trimestre
O "CM" avança com dados da mortalidade em Portugal no primeiro trimestre deste ano e revela que, neste inverno, os números só são inferiores ao pior período da covid-19. De 1 de janeiro a 31 de março deste ano morreram 33.543 pessoas, contra 42.058 em igual período de 2021.
Lisboa concentra vagas no pré-escolar
O "Público" faz manchete hoje com o ensino pré-escolar, avançando que a Área Metropolitana de Lisboa concentrará a maior parte das 5000 novas vagas. O diário refere ainda que "crianças de famílias pobres vão ter prioridade" e que vão avançar as "portarias que formalizam contratos de associação com setor privado e associativo para abrir até 200 novas salas".
Portugueses deportados aumentaram
O "Público" noticia que, nos últimos seis anos, foram deportados de diferentes países cerca de dois mil portugueses. Em 2024, foram 387, mais 117 do que em 2023. "A maior parte (66%) é expulsa de países europeus por crimes cometidos", acrescenta o jornal.
Despejados do Cais do Ginjal
A "Rádio Renascença" foi falar com as pessoas despejadas, na semana passada, do Cais do Ginjal e saber em que condições se encontram. Segundo a emissora, os cerca de 50 moradores foram instalados temporariamente no pavilhão de uma escola secundária em Almada, onde dizem estar "todos ao molho e fé em Deus, sem condições nenhumas”.