Revista de Imprensa: Hospitais devolvidos às misericórdias foram mais eficientes e produtivos
Um estudo aos hospitais de Fafe, Anadia e Serpa, que em 2015 foram devolvidos às misericórdias locais, revela que estes foram mais eficientes e mais produtivos do que a média das unidades do SNS e dois deles tiveram resultados assistenciais em linha ou acima do que era expectável, revela, esta terça-feira, o "Público".
Corpo do artigo
No caso de Serpa, o processo de desnacionalização do Hospital de São Paulo, o único que à data estava integrado numa unidade local de saúde (ULS), "não correu bem" e o exemplo deve servir de aviso para as devoluções que o Governo está a preparar em Santo Tirso e São João da Madeira.
Absolvido de homicídio faz queixa-crime contra Ventura
Clóvis Abreu, absolvido pelos tribunais superiores do homicídio do agente da PSP Fábio Guerra, avançou com uma queixa-crime no Ministério Público contra André Ventura por difamação agravada e discriminação e incitação ao ódio. A defesa acusa André Ventura de ter um discurso "mentiroso, xenófobo, discriminatório, terceiro-mundista e inaceitável num Estado de Direito Democrático", com juízos "ofensivos" para toda a comunidade cigana, revela o "Expresso".
Registo do Beneficiário Efetivo deixa de ser de acesso direto
O acesso público às informações sobre os beneficiários efetivos das empresas, constantes do registo central gerido pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), vai deixar de ser direto e as entidades que pretendam recolher informação terão de comprovar que têm um "interesse legítimo nos dados que querem consultar". Segundo o "Negócios, a validação fica nas mãos do IRN, ao qual caberá intermediar o acesso. A alteração, aprovada no último Conselho de Ministros, resulta de uma exigência comunitária surgida depois de o Tribunal de Justiça da União Europeia ter decidido que o acesso público direto constituía uma "ingerência grave nos direitos fundamentais de respeito pela vida privada e de proteção dos dados pessoais" consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
Operadores de transporte querem atualizações a refletir custos
A Associação Nacional de Transportes de Passageiros defende que os novos contratos de serviço público devem corrigir erros do passado. Em vez de terem em conta o número de passageiros, os operadores querem que a base seja o valor por quilómetro. Em entrevista ao "Negócios", Luís Cabaço Martins exige que a revisão anual da remuneração deixe de ter por base a inflação, passando a refletir os custos reais do setor. Em vez de cerca de 2% em 2026, a fórmula da Antrop apontaria para 5% a 6%.
Governante milionário com apoio para pagar a renda
O primeiro-ministro atribuiu subsídio de alojamento ao secretário de Estado Adjunto da Presidência e Imigração, que declarou ter um património de 8,1 milhões de euros quando entrou para o Governo, no ano passado. Segundo o "Correio da Manhã", o despacho, assinado por Luís Montenegro e que concede um suplemento mensal de cerca de 750 euros a Rui Armindo Freitas, foi na segunda-feira publicado em Diário da República. O empresário, de 42 anos e ligado à indústria têxtil, recebe um ordenado de 6780 euros.