Revista de Imprensa: Julgamento Costa versus Costa adiado por recusa do Banco de Portugal
O "Observador" avançou que o julgamento que opõe o ex-primeiro-ministro António Costa ao antigo governador do Banco de Portugal (BdP) Carlos Costa foi adiado, sem data, por estar dependente de uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre o acesso a documentação que a instituição se recusa a fornecer.
Corpo do artigo
Carlos Costa terá pedido para que fosse dada autorização do BdP, liderado por Mário Centeno, para juntar ao processo algumas comunicações eletrónicas que tinha enviado a terceiros enquanto liderava a instituição. Essa documentação serviria para contestar a tese alegada por António Costa, mas o BdP não autorizou, por considerar que violaria o segredo profissional. O início do julgamento estava agendado para o próximo dia 2 de maio.
Ginecologista reincide nos abusos
O jornal "Público" traz para a primeira página o caso de um ginecologista que voltou a abusar de pacientes, depois de a justiça portuguesa lhe ter dado uma segunda oportunidade. O médico tinha sido condenado em 2012 a pena suspensa por abusar de duas mulheres durante a consulta no Hospital São Francisco Xavier, mas voltou a reincidir no crime em 2022, com uma jovem chinesa. A Ordem dos Médicos não consegue explicar porque Valério Saraiva de Carvalho continuou a exercer.
Falta de “proporcionalidade nos círculos eleitorais
Com o aproximar das eleições legislativas, a 18 de maio, o "Diário de Notícias" (DN) volta a trazer à baila a questão da proporcionalidade dos círculos eleitorais na Europa e Fora da Europa, que permitem que 1,5 milhões de portugueses votem apenas para eleger quatro deputados.
Petição para tornar violação crime público
O DN revela que mais de 125 mil pessoas tinham assinado, até ontem, a petição "contra a violência sobre as mulheres", que pede à Assembleia da República medidas legislativas para transformar a violação num crime público e autonomizar o crime de femicídio. É pedido ainda que “o crime de violência doméstica seja punível com penas mais gravosas".
Gouveia e Melo e os apoios
A edição semanal da revista "Sábado" faz destaque com o almirante Gouveia e Melo e a rede de apoio que tem na candidatura às eleições presidenciais, incluindo de Luís Bernardo, ex-assessor de Sócrates.