O jornal "Público" faz hoje manchete com os milhões de euros ganhos pelo ex-governante Ângelo Correia ao intermediar durante o Governo de Passos Coelho o negócio da primeira empresa autorizada a plantar de canábis medicinal em Portugal, a Terra Verde.
Corpo do artigo
Segundo o jornal, o antigo deputado terá ajudado o amigo David Yarkoni a estabelecer contactos para acelerar as autorizações para a "implantação da empresa, cultivo e exportação de canábis". Atualmente, a plantação, sediada no Montijo, é detida pela Curaleaf, multinacional acusada de ligações à Rússia e financiada secretamente por Roman Abramovich.
35 mil mulheres referenciadas pela Linha SNS Grávida
Três meses depois de ter entrado em vigor, a linha destinada a fazer o encaminhamento hospitalar de grávidas referenciou 35.069 mulheres, das quais 25.853 para as urgências, avança o "Diário de Notícias". Casos realmente urgentes foram 18.932, segundo dados da Comissão para o Plano de Reorganização das Urgências de Obstetrícia-Ginecologia e Pediatria.
Crime violento desce em Lisboa
Luís Elias, superintentende do Comando Metropolitano de Lisboa, referiu, no podcast "Soberania", do DN, que os dados finais da PSP apontam para uma descida de 2,1% do crime violento na cidade de Lisboa, mais do que a queda de 1,2% registada em todo o distrito.
Minas de Moncorvo à exploração
O Governo retirou à mineira britânica Aethel Mining a concessão das minas de ferro de Torre de Moncorvo, em Bragança, por "incumprimento das obrigações legais e contratuais". As empresas que quiserem ficar com a exploração terão de enviar o pedido à Direção-Geral de Energia e Geologia, diz o jornal "Negócios".
Média de 44 casas assaltadas por dia
O "Correio da Manhã" refere que 16.080 famílias foram vítimas de assaltos às residências em 2024, o que representa uma média de 44 assaltos por dia, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna. Durante estas invasões registaram-se 497 agressões.