A eleição de Leão XIV como novo Papa é o tema que domina a imprensa nacional e estrangeira, nesta sexta-feira, com os jornais a fazerem o perfil do norte-americano Robert Francis Prevost e a projetarem o caminho que será seguido por este pontificado.
Corpo do artigo
Menos de 24 horas após o anúncio mais aguardado pelos católicos nos últimos dias, o Mundo está ainda a assimilar a escolha de Leão XIV como novo Papa, numa eleição feita pelo conclave à quarta votação. Mas nem só a religião merece destaque na imprensa. A campanha eleitoral em Portugal e as várias sondagens também merecem atenção, assim como ainda o apagão de dia 28, que provocou prejuízos à economia nacional, e medidas a tomar para evitar algo do género no futuro.
Autoestrada de luz com Marrocos pode ser opção
O jornal “Económico” avança que o Governo não descarta estudar a possibilidade de um projeto que visa um cabo submarino com 220 quilómetros que ligue Portugal a Marrocos. Fonte oficial do Ministério do Ambiente e da Energia disse que já “houve contactos preliminares com Marrocos” e que a “autoestrada de eletricidade” teria um custo total de 650 milhões de euros a dividir pelos dois países.
Governo quer plano da REN para reforçar aposta nas barragens
O caderno de Economia do “Expresso” avança que o Governo solicitou à REN a elaboração de um plano que indique quais as necessidades de reforço do armazenamento hídrico do país, para tornar o sistema elétrico nacional mais robusto e menos vulnerável a situações de instabilidade como o apagão ibérico a 28 de abril, além de reforçar a autonomia energética nacional.
Identificação de destinatários faz cair fraudes
Uma medida que parece eficaz contra burlas é a obrigatoriedade de identificação do destinatário nas transferências bancárias, que fizeram com que as fraudes caíssem 77% nos três meses seguintes à entrada em vigor da medida, segundo escreve o “Público”.
123 mil imigrantes com autorização de residência
O “Expresso” noticia que fonte oficial do Governo referiu terem sido aprovadas 123 mil autorizações de residência pela AIMA, um valor de 27,5% do total de 446.921 manifestações de interesse pendentes. Com a extinção inicial de 171 mil pedidos por falta de pagamento, apenas avançaram para atendimento e recolha de dados biométricos 275 mil manifestações de interesse e, destas, 44,7% tiveram luz verde para a emissão de cartão de residência. Por decidir estão 117 mil processos, “todos já atendidos e distribuídos aos instrutores ou instruídos para decisão final”, refere a mesma fonte.
Recolha de órgãos bateu recordes
O “Diário de Notícias” destaca em Portugal foram recolhidos 1083 órgãos no ano passado, um número recorde, mas que só 894 doentes foram transplantados, tendo ficado a aguardar doação 2060 pacientes. Instituto Português do Sangue e Associação Portuguesa de Bioética diz ser urgente mudar critérios de doação para que os órgãos cheguem a mais doentes.
Médico dispensado por cobrar 75 euros por injeção
O “Correio da Manhã” conta a história de um médico prestador de serviços na Unidade Local de Saúde do Oeste, nas Caldas da Rainha, dispensado por ter exigido 75 euros a uma paciente para dar uma injeção para as “fortes dores na coluna”. Esta queixou-se do clínico, que queria receber diretamente o dinheiro em vem de o pagamento ser feito na secretaria.