O “Diário de Notícias” avançou, na edição desta segunda-feira, que a realização das Provas de Monitorização de Aprendizagem (ModA), que substituem as de Aferição e arrancam a 19 de maio, deverão encerrar as escolas.
Corpo do artigo
Segundo declarações de Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas públicas, além da disponibilidade de salas de aulas para a realização de exames, também são necessários professores para vigiar os alunos e com o decorrer normal das aulas será preciso fazer ajustes e algumas escolas podem não abrir.
Roubo de cabos para comboios em Espanha
Depois de há uma semana o apagão na rede elétrica ter parado Portugal e Espanha, esta segunda-feira volta ser de caos no país vizinho, mas apenas na circulação dos comboios de alta velocidade na linha que liga Madrid a Sevilha, devido ao roubo de cabos em quatro pontos, avançou a CNN Portugal. Mais de 10.700 pessoas foram afetadas.
AstraZeneca com novo “hub” em Lisboa
A farmacêutica AstraZeneca está a investir 600 milhões de euros num novo centro de competências situado no Parque das Nações, em Lisboa, escreve o “Negócios”. A empresa prevê que esteja pronto até ao final do ano e empregue 500 pessoas.
Prisão de Alcoentre com portão aberto
O “Correio da Manhã” noticia que a Prisão de Alcoentre, classificada como cadeia de elevada segurança, tem um dos portões principais abertos desde há duas semanas devido a uma avaria. A Direção-Geral dos Serviços Prisionais confirma a avaria, no entanto nega que haja acesso à zona onde se encontram os reclusos.
“Nova” com programa para atrair investigadores
A “Rádio Renascença” avançou que a NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas lançou um programa para "atrair investigadores internacionais de excelência", como os dos Estados Unidos, que viram os fundos para investigação serem cortados pela administração Trump.