O destaque desta segunda-feira na imprensa nacional vai para o trabalho do “Negócios” baseado no relatório da OCDE sobre a força de trabalho na Europa, que em Portugal cresceu cerca de 0.7%, em quatro anos, graças à imigração.
Corpo do artigo
O Negócios avança que a força de trabalho em Portugal cresceu, em média, 0,7%, entre 2020 e 2024, apenas devido à entrada de trabalhadores estrangeiros no país, visto que, sem eles, a mão de obra disponível teria diminuído 0,1%, segundo uma análise da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) focada na União Europeia. O contributo dos trabalhadores estrangeiros foi, aliás, o sétimo mais alto entre os 28 países analisados e o sexto quando se consideram apenas os Estados-membros da UE. Além de terem feito a força de trabalho subir nos últimos anos, anularam a contração na população ativa que ocorreria se não entrassem trabalhadores no país.
Número de freguesias que vão a votos em plenário dispara 68%
O “Público” aponta para um aumento de 68% do número de freguesias que elegem os membros da junta em plenário — porque têm 150 ou menos eleitores — face a 2021. São 37, o valor mais alto desde 2013, ano em que a agregação de freguesias reduziu drasticamente estes casos. As 15 novas freguesias estão todas localizadas no interior do país, mas também o número total diz respeito a territórios do interior, à exceção de cinco na Ilha das Flores, nos Açores, cuja insularidade reflete, ainda assim, realidades e dinâmicas idênticas às da interioridade: pouco emprego e desertificação.
Deputados candidatos às autarquias
Ainda sobre o tema Autárquicas, o “Público” avança que há 28 deputados eleitos nas eleições legislativas de 18 de maio que são candidatos ao sufrágio marcado para 12 de outubro. A grande maioria, 21, pertence ao Chega, que em 2021 não elegeu nenhum presidente de câmara. Os restantes sete são do PDS (seis) e Iniciativa Liberal. O jornal anota que, apesar de o fenómeno não ser novo, levanta dúvidas ao compromisso dos deputados.
Autarquias gastaram 18 milhões em concertos em três meses
O “Observador” assinala que, entre abril e junho deste ano, as juntas de freguesia e câmaras municipais de todo o país gastaram mais de 18 milhões de euros em eventos musicais, de acordo com dados obtidos através dos contratos registados no Portal Base. Este montante representa um aumento de 3,2% (ou de 560 mil euros) face ao período homólogo, ligeiramente acima do nível da inflação registada em junho de 2025 (2,4%). Contudo, houve um evento em específico que insuflou as contas de 2024: os 50 anos do 25 de Abril. Oeiras, Lisboa e Loures foram as autarquias que lideraram nesta despesa nos últimos três meses.
Amadeu Guerra acusado de inconstitucionalidade
O “Diário de Notícias” revela que a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) enviou uma queixa à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) devido ao concurso de magistrados do Ministério Público cujas regras foram exaradas a 4 de junho. Este, por deliberação do Conselho Superior do Ministério Público (presidido pelo procurador-geral da República, Amadeu Guerra), exclui candidatos que, “previsivelmente, se encontrarão em situação de redução de serviço ativa ou situação de ausência prolongada superior a 60 dias, durante o período compreendido entre 1 de setembro de 2025 e 31 de agosto de 2026” e exige uma declaração “sob compromisso de honra” de que tal não ocorrerá. Para a CIG, estas normas são “coercivas e juridicamente inaceitáveis face aos princípios constitucionais de igualdade e proteção na parentalidade”.
Exclusividade de Montenegro investigada
O “Correio da Manhã” refere que o exercício das funções de primeiro-ministro em exclusividade por Luís Montenegro é um dos focos da averiguação preventiva do Ministério Público à Spinumviva. Em causa está a análise de documentação da empresa para verificar se após ter tomado posse como chefe de Governo em 2 de abril de 2024 e enquanto a mulher foi sócia da empresa até 5 de março de 2025, Montenegro obteve direta ou indiretamente algum benefício da Spinumviva, da qual foi fundador e principal sócio.