A imprensa nacional destaca, desta sexta-feira, último dia da campanha para as legislativas de domingo, as projeções das últimas sondagens antes da ida dos portugueses às urnas.
Corpo do artigo
Os dados obtidos apontam para uma vitória clara da AD, com os jornais a avançarem com possíveis coligações pós-eleições para uma governação estável. A esquerda tenta, na reta final, cativar o voto dos indecisos. Domingo já se saberá se as sondagens espelharam a real vontade do povo. Certo é que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, só dará posse a um novo Executivo se este conseguir passar no Parlamento.
Marcelo define futuro pós-presidência
Em fim de mandato, Marcelo Rebelo de Sousa, já tem defino o plano para quando deixar a presidência da República. Segundo o “Expresso”, vai abdicar da reforma de ex-presidente, mantendo apenas a de professor universitário, e vai dar aulas no ensino básico e secundário durante dois anos e ser curador de museus.
Isenção de IRS a quem arrendou casas ao Estado não é automática
O “Diário de Notícias” escreve a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) não está a dar isenção automática de IRS a quem aderiu ao Programa Arrendar para Subarrendar, no qual privados arrendam imóveis ao Estado para que este os subarrende a preço acessível, tratando esse rendimento como tributável. “O valor pago pelo IHRU aparece como não estando isento, o sistema englobou os rendimentos [as rendas mais o produto do trabalho] e o resultado é que tenho, por ter recebido o valor de um ano de rendas no ato de assinatura do contrato, mais de 3800 euros para pagar”, relata o proprietário de um T3 em Cascais que aderiu ao programa.
Portugueses não pagam créditos a tempo
O “DN” e o “Negócios” divulgam os dados do 1.º Barómetro Hábitos Financeiros dos Portugueses, da Universidade Católica, que mostram que quase metade dos portugueses (47%) não paga a tempo os seus créditos. O retrato mostra que as famílias portuguesas continuam a ter poucos hábitos de poupança e falham em planear o futuro.
Cobrança coerciva permite ao Fisco recuperar 1,3 mil milhões
O “ECO” noticia que a Autoridade Tributária conseguiu recuperar de forma coerciva mais de 1,349 mil milhões de euros de dívidas fiscais, especialmente ao níveld o IVA e Imposto de Selo, o que equivale a mais 4,2%. Estes dados são da Conta Geral do Estado (CGE) do ano passado, entregue pelo Ministério das Finanças ao Parlamento na quinta-feira.
Ata de reunião secreta com Isabel dos Santos vai ser revelada
O “Correio da Manhã” diz que o Tribunal da Relação de Lisboa autorizou Carlos Costa a revelar a ata da reunião secreta que teve com Isabel dos Santos, no dia 12 de abril de 2016, no âmbito do processo cível que o ex-primeiro-ministro António Costa interpôs contra o ex-governador do Banco de Portugal. Nessa reunião, Carlos Costa comunicou à empresária angolana, então acionista do BPI e do Banco BIC (agora EuroBic), que tinha de sair da administração do BIC, por questões relacionadas com o branqueamento de capitais. O BdP tinha recusado libertar este e outros documentos devido ao sigilo bancário.
BdP quer ser ouvido antes da decisão do FdR de venda do Novobanco
O “Jornal Económico” avança que o Conselho de Administração do Banco de Portugal (BdP) quer ser ouvido antes da decisão do Fundo de Resolução sobre o destino da participação de 13,5% do Novobanco, embora tal não tenha de passar “formalmente” pelo órgão de supervisão. No entanto, a administração liderada por Mário Centeno quer ter uma palavra a dizer no processo.