A médica Rita Sá Machado é, a partir de dia 1 de novembro, a nova diretora-geral da Saúde, informou esta terça-feira, o Ministério da Saúde. O Governo foi recrutá-la à Organização Mundial de Saúde.
Corpo do artigo
Rita Sá Machado tem 36 anos e era conselheira da Organização Mundial de Saúde na área da saúde e migrações. Foi também chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, no pico da pandemia.
A nomeação de Rita Sá Machado produz efeitos a partir de 1 de novembro e é válida por cinco anos. A nova diretora-geral terminou o mestrado integrado em Medicina pela Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Com formação em Medicina em Viagem e Populações Móveis, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é também pós-graduada em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School, e pós-graduada em Educação Médica pela Harvard Medical School.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, desejou “os maiores sucessos à nova diretora-geral da Saúde” e aproveitou a nomeação para “renovar o agradecimento à anterior diretora, Graça Freitas, pela dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido nos vários anos dedicados à instituição e à causa pública”.
A informação do Ministério revela que será aberto “um novo concurso para o cargo de subdiretor-geral da Saúde, lugar que continuará a ser exercido, em regime de substituição, por André Peralta”. O lugar de subdiretor está a ser ocupado de forma interina desde a demissão de Rui Portugal, em maio deste ano.