Rodrigo, nove anos, ligou para o 112 e salvou a mãe desmaiada ao volante: "Tem um problema no coração"

Os profissionais do INEM fizeram uma surpresa e apareceram na escola do rapaz
Foto: INEM
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulgou, esta terça-feira, o áudio de uma chamada feita por um menino de nove anos, que, desesperado, tentava salvar a mãe, desmaiada ao volante do carro, em Malpica do Tejo, Castelo Branco.
"Quando a vida colocou à prova a serenidade de um menino de apenas nove anos, o Rodrigo respondeu com uma coragem e lucidez dignas de um verdadeiro herói. Dentro do carro, com a mãe subitamente inconsciente e os dois irmãos gémeos mais novos a seu lado, não hesitou: pegou no telefone e ligou 112. A sua calma e a colaboração exemplar com os serviços de emergência médica foram decisivas para que a ajuda chegasse a tempo", escreveu o INEM, numa publicação feita nas redes sociais, a propósito do Dia Europeu do 112, realçando a "importância de saber ligar" para o serviço de emergência.
No áudio divulgado pelo INEM, Rodrigo apresenta-se e diz que está a ligar por causa da mãe, que tem um problema no coração e usa um pacemaker. Orientado pelo profissional que atendeu a chamada, e que tentou sempre transmitir serenidade ao rapaz, Rodrigo explicou a sua localização, dizendo que a mãe estava desmaiada ao volante do carro, onde se encontrava também os seus dois irmãos mais novos.
"Olá! Eu chamo-me chamo Rodrigo. A minha mãe que tem um problema aqui no coração e tem um pacemaker", começou por explicar a criança, respondendo depois às perguntas que lhe eram feitas. O menino confirmou que estava junto de uma paragem de autocarro em Malpica do Tejo, e que a mãe, de 35 anos, tinha aberto os olhos mas que os havia entretanto voltado a fechar. Também informou que estava com os irmãos de seis anos, ambos a dormir, no interior de um Ford Focus, ouvindo o técnico do INEM pedir que, assim sendo, ambos falassem mais baixo para não acordarem e preocuparem as crianças.
Depois de a mãe de Rodrigo ter acordado, o menino perguntou-lhe se lhe doía alguma coisa e transmitiu a resposta ao operador - "o coração" -, seguindo a indicação para ligar os quatro piscas e mantendo-se sempre em linha até à chegada dos profissionais de saúde ao local.
A história teve um desfecho feliz. "A mãe do pequeno Rodrigo, que veio a ser assistida pela VMER e Bombeiros Voluntários de Castro Branco, está bem de saúde", fez saber o INEM. Depois do susto, profissionais do INEM e da corporação de bombeiros decidiram fazer uma surpresa ao rapaz, aparecendo na sua sala de aula, para o cumprimentarem, parabenizarem e fazerem trabalho de sensibilização junto da turma.

"O Rodrigo foi um herói. Conseguiu descrever onde estava, deu pontos de referência, disse problemas de saúde da mãe. Fomos conseguindo partilhar informação com a viatura médica (de emergência e reanimação) e com os bombeiros do que estava a acontecer em tempo real. E isto só foi possível por causa do que o Rodrigo nos transmitiu", reiterou João Dias, o técnico de assistência pré-hospitalar que atendeu a chamada de Rodrigo, ao longo da qual tranquilizou várias vezes o rapaz, dizendo-lhe que estava a agir muito bem.

