Saiba quando chegam os tampões, pensos e copos menstruais às escolas do seu concelho
O acesso a pensos higiénicos (normais e ultra), tampões e copos menstruais vai passar a ser gratuito nas escolas e nos centros de saúde. Veja o calendário e as datas previstas para as primeiras três entregas: concelho a concelho.
Corpo do artigo
A iniciativa já arrancou com a Direção-Geral de Educação a revelar os concelhos e os datas a que os produtos menstruais gratuitos chegam às escolas do continente e arquipélagos, “sem qualquer critério de exclusão". Será apenas necessários pedi-los.
A entrega de pensos higiénicos (normais e ultra), tampões e copos menstruais vai também decorrer nos centros de saúde, onde será possível aceder de forma gratuita a estes produtos de higiene íntima.
Veja aqui as datas de chegada destes produtos de higiene íntima às escolas de cada concelho do território nacional, distribuídas em três entregas e até meio de junho.
Inserido na campanha "Dignidade Menstrual", a iniciativa pretende combater a pobreza menstrual e promover a “igualdade de género”. Sobretudo, referiu fonte oficial do Ministério da Juventude e Modernização citada pelo jornal "Público", destina-se a “populações que podem ter mais dificuldade no acesso a estes produtos.”
“A entrega prevista, para arrancar no início de abril, foi já enquadrada no contexto da educação, através da realização de reuniões e sessões de sensibilização destinadas às escolas, com recursos e informação disponíveis no Website da Cidadania em espaço próprio destinado à Saúde Menstrual”, lê-se ainda no site da Direção-Geral da Educação.