No fim de semana alargado de Ano Novo, cerca de 190 centros de saúde vão ter atendimento complementar. Tal como no Natal, a medida visa reduzir a pressão sobre os serviços de urgência dos hospitais. Veja quais são as unidades abertas em todo o país.
Corpo do artigo
Amanhã, estarão abertas 233 unidades de saúde. Pode consultar aqui quais são.
No domingo, dia 31, estarão a funcionar 193 centros de saúde.
Na segunda-feira, feriado e primeiro dia do ano, e na terça-feira haverá 187 centros de saúde operacionais.
Em comunicado, o Ministério da Saúde explica que a medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde - Inverno 2023/2024, operacionalizado pelos agrupamentos de centros de saúde e administrações regionais de saúde em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.
Na mesma nota, a tutela lembra que "em caso de situação de doença aguda não emergente a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS24, contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS".
E volta a apelar aos utentes, em situação de doença aguda não emergente, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, para contactarem o SNS24 para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112.
"A utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo fundamental para o melhor funcionamento e articulação da rede de unidades do SNS, designadamente em situação de aumento da procura".