Vencedores dos prémios mais elevados podem pedir ajuda financeira ou psicológica à Santa Casa. Esta sexta-feira, está em jogo um jackpot de 114 milhões de euros
Corpo do artigo
Hoje é sorteado mais um primeiro prémio chorudo no Euromilhões. Estão em jogo 114 milhões de euros, que têm vindo a ser acumulados desde o dia 8 de outubro, quando saiu a um único apostador estrangeiro o jackpot de 190 milhões de euros que esteve em jogo cinco sorteios consecutivos.
Se o número sorteado tiver sido registado em Portugal, o vencedor, ou vencedores, podem pedir apoio psicológico ou financeiro à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), se assim o desejarem. Esta ajuda está disponível a todos os vencedores dos jogos sociais que recebam quantias superiores a um milhão de euros.
Fonte da SCML explicou ao JN que não existe "uma equipa à espera de ser ativada" quando é solicitado apoio. Há, sim, uma disponibilidade por parte da Santa Casa para, através do seu departamento de saúde, fornecer um psicólogo ou, na área económica, um analista financeiro. Mas são quase inexistentes as situações em que os vencedores aproveitam a disponibilidade.
"A regra é não pedirem ajuda. As pessoas vêm cá para entregar o recibo e para saírem com o comprovativo de que o dinheiro vai ser transferido. Depois disso querem fugir a sete pés", prosseguiu. A possibilidade de se disponibilizar este apoio foi "criada há muito tempo, quando havia muito desconhecimento". Atualmente, as pessoas estão mais "bem informadas" e sabem como proceder na gestão do dinheiro.
Além dos casos que são conhecidos, como o da euromilionária Amélia de Jesus, do Marco de Canaveses, ou o do ex-casal de namorados de Barcelos, que partilharam o prémio no tribunal, "tem havido um recato enorme e ponderação" dos premiados, sublinhou.
Anonimato garantido
Como aconteceu por exemplo com o vencedor do jackpot de 190 milhões de euros, com o boletim do Euromilhões registado em Castelo Branco em 2014, cuja identidade permanece desconhecida. Aliás, desde que este jogo social foi criado, em 2004, o primeiro prémio já saiu 64 vezes no país. "Salvaguardamos sempre o anonimato dos apostadores, e num meio pequeno como Castelo Branco não se conseguiu perceber quem era o apostador", frisou.
Quando se ganha um prémio elevado, o vencedor deverá telefonar para o Departamento de Jogos da SCML ou dirigir-se ao mediador, que lhe indicará o procedimento. Via telefone, é feita a confirmação do prémio através dos códigos do boletim.
A partir dos cinco mil euros os vencedores têm de se deslocar à sede do Departamento de Jogos, em Lisboa, ou à delegação do Porto para serem identificados presencialmente, conforme dita a lei de combate ao branqueamento de capitais
Quando se tratam de prémios superiores a um milhão de euros, os vencedores são recebidos por um "representante para o alto premiado", da unidade de prémios, que trata da transferência do dinheiro.
"Esta unidade de prémios que gere a relação com os apostadores é quase a sociedade secreta dos jogos, estão obrigados a um sigilo enorme", por isso não revelam sequer o número de pedidos que receberam.
Outros dados
Prémios mais elevados
O Euromilhões é o jogo social que pode atingir os primeiros prémios mais altos. Atualmente, o limite dos "jackpots" acumulados ´é de 190 milhões de euros.
Um milhão por semana
O mais recente sorteio associado ao Euromilhões, que substituiu o "jocker", chama-se Milhão e atribui um milhão de euros todas as semanas.
Linha direta
Os apostadores podem contactar a linha direta do Departamento de Jogos, pelo número 808 203 377, que funciona diariamente das 8 às 24 horas.