Santana Lopes chegou de surpresa, comparou Montenegro a Sá Carneiro e levantou a sala
Se Pedro Passos Coelho foi uma ausência notada na Convenção da Aliança Democrática (AD), houve um episódio de sentido contrário: Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro e ex-militante do PSD, apareceu no Estoril para dar força a Luís Montenegro, elogiando-o e comparando-o a Sá Carneiro. A sala aplaudiu de pé.
Corpo do artigo
Não estava previsto que Santana Lopes discursasse, mas não só aconteceu como foi a última pessoa a usar da palavra antes do líder do PSD. Numa intervenção espirituosa e com algum humor, o atual autarca da Figueira da Foz pediu "desculpa" ao município por ter faltado a uma reunião, de modo a poder estar presente na convenção.
Frisando que não tem concordado "com todos, todos, todos os pontos do caminho" de Montenegro, Santana acrescentou que "nem com Sá Carneiro isso aconteceu". Agora, referiu, é tempo de "pôr as divergências de lado" e seguir "no exército ao lado do lider", porque "nas horas essenciais estamos juntos".
Santana Lopes elogiou o líder do PSD por ter esclarecido que não governará com o apoio do Chega. No seu entender, Montenegro agiu "exatamente como Francisco Sá Carneiro", devido à "clareza" com que se apresenta a votos.