Augusto Santos Silva, antigo presidente do Parlamento, considera que, nesta fase difícil para o PS, "é muito importante contar com o empenho e a liderança" de José Luís Carneiro, candidato único a secretário-geral. Para o eurodeputado Francisco Assis, é o líder de que o PS "precisa neste momento tão exigente".
Corpo do artigo
Na impossibilidade de estarem na apresentação da candidatura no Porto, esta sexta-feira à noite, Augusto Santos Silva e Francisco Assis enviaram mensagens de apoio a José Luís Carneiro, a que o JN teve acesso.
"A sua candidatura honra a sua história pessoal no nosso partido e na nossa vida cívica. Num momento que é, não duvidemos, difícil, é muito importante contar com o seu empenho e com a sua liderança. Ouvir e dar voz às pessoas, tal é, efetivamente, a nossa obrigação: para, com os nossos valores, as nossas ideias e a nossa energia coletiva, mobilizar todas e todos os portugueses para uma nova ambição. A ambição de aprofundar e melhorar a democracia, desenvolver a economia, defender os serviços públicos, incrementar a coesão social – e responder aos anseios de todos, especialmente dos mais jovens", escreveu Augusto Santos Silva.
Vida pregou partidas
Por sua vez, Francisco Assis começa por lembrar "a imagem de um jovem recém-licenciado a discursar em cima de uma camioneta numa praça de Baião". "Fiquei logo com a melhor das impressões", recorda, sobre a noite em que o conheceu. "Ali estava um jovem inteligente, corajoso, culto e dotado de elevadas capacidades oratórias. O tempo confirmou amplamente essa primeira opinião. A vida, na sua riqueza e imponderabilidade, pregou algumas partidas ao nosso relacionamento político, mas nunca levou ao enfraquecimento da nossa amizade", prossegue Francisco Assis na sua mensagem.
"É por isso que o apoio com grande alegria nesta candidatura ao mais alto cargo do PS. As suas qualidades de inteligência e de trabalho, a sua generosidade e imensa dedicação ao partido, farão de si o líder de que o PS precisa neste momento tão exigente. Um líder que nos levará de novo ao exercício do poder democrático", termina o antigo líder parlamentar.
José Luís Carneiro também recebeu esta sexta-feira o apoio de Ferro Rodrigues. O antigo líder socialista e presidente do Parlamento pede aos militantes que mostrem confiança e unidade nas eleições deste mês, notando que o ex-ministro "teve a coragem e determinação para avançar".
"Como antigo secretário-geral também eleito em circunstâncias muito difíceis e desafiantes, quero deixar a José Luís Carneiro uma palavra de apoio. E um apelo para os militantes do PS exprimirem através do seu voto a sua confiança e unidade", escreveu Ferro Rodrigues.