O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, o ministro das Finanças, Fernando Medina, e o ex-ministro do Trabalho, José António Vieira da Silva, deverão apoiar a candidatura de José Luís Carneiro à liderança do PS, apurou o JN.
Corpo do artigo
Santos Silva deverá tornar público o seu apoio a José Luís Carneiro - tido como o candidato da ala mais centrista do PS - durante uma entrevista à RTP3, na noite desta quarta-feira. Carneiro, recorde-se, foi secretário de Estado das Comunidades quando o atual líder do Parlamento era ministro dos Negócios Estrangeiros.
Já Fernando Medina, inicialmente apontado como possível candidato contra Pedro Nuno Santos, tem-se mantido em silêncio. Ao que o JN apurou, deverá em breve manifestar o seu apoio a Carneiro, atualmente ministro da Administração Interna.
Vieira da Silva, por seu turno, poderá vir a ser o nome escolhido para coordenar o conselho estratégico da candidatura de Carneiro, a anunciar nos próximos dias. Este núcleo duro inclui nomes como o ex-ministro Capoulas Santos, as deputadas Jamila Madeira e Maria Antónia Almeida Santos e o antigo secretário de Estado Carlos Zorrinho.
Vieira da Silva poderá servir de contrapeso à escolha de Pedro Nuno Santos para coordenar a sua moção estratégica, que recaiu na ex-ministra e atual deputada Alexandra Leitão. Pedro Nuno tem a seu lado 16 das 21 federações do PS, mas Carneiro já veio a público relativizar essa vantagem teórica do seu opositor.