Santos Silva: "O PS vai ter de tomar decisões importantes e é bom que tenha uma liderança"
O antigo presidente da Assembleia da República afirmou, esta terça-feira ao JN, que confia que o presidente do PS, Carlos César, "fará uma proposta equilibrada" na reunião da Comissão Política do PS, no próximo sábado.
Corpo do artigo
No rescaldo das legislativas de domingo, em que o PS teve uma das suas piores derrotas eleitorais, Augusto Santos Silva referiu que apoiará José Luís Carneiro nas eleições internas do PS, tal como já o tinha feito quando o ex-ministro concorreu contra Pedro Nuno Santos, em 2023.
Questionado sobre se o partido deve ter um novo líder o mais brevemente possível, o antigo presidente da Assembleia da República afirmou, esta terça-feira, que o PS "vai ter que tomar decisões", nomeadamente sobre a viabilização ou não do Governo da AD. "É bom que já tenha uma liderança", afirmou.
Alguns militantes socialistas, entre eles Álvaro Beleza, já defenderam que Carlos César deverá manter-se como líder interino do partido até às autárquicas. "Percebo o argumento que o PS deve ir com calma", declarou Santos Silva.
Questionado sobre uma eventual candidatura às Presidenciais de 2026, Santos Silva disse que não tomou qualquer decisão.
Após a confirmação da candidatura presidencial de Gouveia e Melo, o socialista afirmou à Rádio Renascença que, após as legislativas, também ele tomaria uma decisão sobre se avançaria ou não para a corrida a Belém.
Outros nomes do PS, como António José Seguro e António Vitorino, têm sido apontados como potenciais candidatos presidenciais.