Sapadores vão aceitar proposta do Governo mas avisam que "a luta não pára aqui"
A derradeira proposta apresentada pelo Governo aos bombeiros sapadores, na última sexta-feira, terá luz verde por parte da maioria dos sindicatos presentes nas negociações. Já o Sindicato Nacional de Bombeiros Sapadores reitera o voto contra, justificando que "não há mesmo vontade de valorizar" estes profissionais.
Corpo do artigo
As cinco estruturas sindicais representantes dos sapadores que em dezembro decidiram adotar uma posição conjunta sobre a revisão do estatuto profissional deverão aceitar, na terça-feira, a proposta apresentada no final da semana passada pelo Governo. "Há um princípio de entendimento, tendo em conta as condições e o contexto, para amanhã assinar o acordo de princípio com o Governo", confirma Joaquim Sousa, ao JN.
O dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) admite que a proposta final do Executivo não é a ideal para a classe profissional, mas lembra que as negociações pela revisão do estatuto continuarão a decorrer e que, por isso, "a luta não pára aqui". "Não é a proposta que nós queríamos nesta altura, mas tendo em conta o contexto e a opinião dos bombeiros sapadores, que andámos a recolher num conjunto de plenários e consultas, é que nesta fase, é isso que vamos fazer. Não quer dizer que não vamos continuar a lutar para atingir os nossos objetivos", afiança.