Sapadores vão ganhar mais 378 euros em 2027 se aceitarem proposta do Governo
A proposta final do Governo, apresentada esta sexta-feira aos sindicatos dos sapadores, traduz-se num acréscimo faseado, com o objetivo de chegar aos 378 euros em 2027. O aumento inclui a componente salarial e um novo suplemento único. Se a proposta for aceite, os bombeiros recebem mais 198 euros já este ano.
Corpo do artigo
Um bombeiro sapador em início de carreira pode vir a ganhar, daqui a dois anos, mais 378 euros por mês do que agora, o que representa cerca de mais quatro salários ao final de um ano. A garantia foi dada, ao JN, por fonte próxima do Governo, que reforçou o aviso deixado pelo primeiro-ministro: a proposta “sem paralelo”, que vai ser apresentada hoje aos trabalhadores, é mesmo a final. O JN sabe que há quatro sindicatos a favor e três contra.
O acréscimo de 378 euros mensais em 2027 para um sapador em início de funções (que ganha atualmente 1075 euros) será feito de forma faseada, sendo que, este ano, os profissionais podem receber já mais 198 euros. A mesma fonte explica que o aumento resulta de uma subida na remuneração base, paga a 14 meses, e de um novo suplemento único, que inclui os conceitos de risco, penosidade, insalubridade e prontidão de comparência, designado de “suplemento bombeiro sapador”, pago a 12 meses.