Saúde e Segurança Social perdem cinco milhões de euros por via do jogo
Verbas atribuídas aos beneficiários dos Jogos Santa Casa diminuíram, apesar do lançamento do Eurodreams há um ano. A nova lotaria europeia distribuiu 48 milhões em prémios e o primeiro prémio saiu uma vez em Portugal. Os valores não chegam de forma instantânea, mas ao longo do tempo.
Corpo do artigo
Apesar do lançamento de uma nova lotaria europeia em outubro do ano passado, as verbas dos jogos sociais distribuídas aos beneficiários diminuíram nos primeiros nove meses do ano, o que aponta para uma quebra nas apostas dos Jogos da Santa Casa. No total, renderam menos 5,1 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e à Segurança Social, neste último, as receitas até setembro estão longe dos 224,1 milhões inscritos para 2024.
De acordo com o relatório de execução orçamental do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, os jogos sociais, como a Raspadinha, o Euromilhões ou o Eurodreams, renderam 155,4 milhões de euros à instituição até setembro. É o número mais baixo desde 2021, um ano ainda marcado pela pandemia e que resultou em perdas substanciais para a Santa Casa.