"Se exigimos requisitos aos professores, também o devemos fazer aos explicadores"
O presidente do Conselho Nacional de Educação pede ao Ministério da Educação que aprove regras que regulem as explicações. Em entrevista ao JN, Domingos Fernandes sublinha que o sistema de ensino tem de mudar para se tornar mais estimulante para os alunos. Metade da formação inicial dos professores, por exemplo, deve ser feita em contexto de trabalho nas escolas.
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Uma elevada percentagem de alunos recorre a explicadores. É sinal de que há falhas no sistema de ensino que tem de ser colmatada com este apoio externo e privado?
Bom, nós temos uma longa tradição de explicações. De algum modo, as famílias entendem que ou seus filhos precisam de uma formação acrescida ou têm objetivos de entrada no Ensino Superior. Há uma diversidade de razões. O ideal é que as crianças e os jovens aprendam dentro da escola. E, para isso, naturalmente, era preciso que evoluíssemos para outro enquadramento de sistema de ensino que passa por três aspetos. Primeiro, pela inovação pedagógica. Continuamos a ter dificuldade em abandonar a chamada pedagogia da explicação em vez de avançarmos para as de autonomia ou de projeto, ambientes que sejam estimulantes para as crianças e os jovens. Temos um sistema ainda muito rígido.