O Instituto da Mobilidade e dos Transportes alerta para esquemas fraudulentos que envolvem a obtenção de carta de condução em troca de um pagamento. O organismo estatal garante que não faz pedidos de cobrança por SMS nem pelas redes sociais e pede às vítimas para denunciarem.
Corpo do artigo
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) emitiu, esta terça-feira, um alerta por causa de esquemas fraudulentos associados à obtenção da carta de condução. Os golpes são perpetrados por criminosos que se fazem passar pelo instituto, através de redes sociais ou de SMS enviadas para os telemóveis, garantindo ao destinatário que, mediante o pagamento em dinheiro, este obterá a habilitação legal para conduzir.
Neste caso, o IMT esclarece que as suas comunicações relacionadas com pagamentos nunca são realizadas por estes meios e, por isso, quem receber estas mensagens, não deve seguir as instruções, mas denunciá-las às autoridades.
Aliás, sempre que estas situações são identificadas, o instituto faz a denúncia às autoridades de investigação para procederem a uma averiguação da atividade ilícita e da responsabilidade criminal.
O instituto aconselha, ainda, os utentes a fazerem o mesmo ao depararem-se com uma situação suspeita de fraude como esta e adverte que este tipo de tentativa fraudulenta, que envolve o pedido de pagamento para a obtenção de uma carta de condução falsa, bem como a emissão destas, "constituem crimes puníveis por lei".