O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas defendeu que faz "muito mais sentido" construir o novo aeroporto de Lisboa em Santarém do que em qualquer outro local. João Paulo Catarino contrariou, assim, a posição do ministro das Infraestruturas, João Galamba, que questiona a opção Santarém.
Corpo do artigo
Em Mação, durante a inauguração de um evento, o presidente da Câmara local, Vasco Estrela (PSD), afirmou que o novo aeroporto deveria ser construído na região, sublinhando que o Governo tem a "oportunidade única de mostrar o que é a coesão territorial". Também criticou o facto de Galamba ter riscado, em junho, a região de Santarém das opções, frisando que "é longe".
Ao tomar a palavra, João Paulo Catarino disse concordar com Vasco Estrela quanto à localização do novo aeroporto. Citado pelo jornal regional "O Mirante", o governante sustentou que "fará muito mais sentido" edificar a referida infraestrutura em Santarém "ou nesta região".
Na presença de deputados sociais-democratas eleitos pelo distrito, Catarino desafiou o maior partido da Oposição a fazer desta questão uma bandeira: "É importante que o PSD também se envolva, também nos ajude a defender essa localização que, para mim, também é a que mais interessa ao país", apelou.
Segue os passos de Galamba
Esta é a segunda vez, depois de João Galamba, que um membro do Governo comenta a localização do novo aeroporto antes ainda de a comissão técnica independente, que avalia as vantagens e desvantagens de cada opção de localização, se pronunciar sobre o tema.
Em junho, João Galamba tinha colocado em causa a opção Santarém, ao afirmar que "é longe" de Lisboa. Mais tarde, criticado, alegaria que não condicionou o trabalho da comissão técnica, uma vez que essa entidade não está encarregue de escolher a localização do novo aeroporto. Agora, foi a vez do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas também manifestar uma preferência.
João Paulo Catarino está no Governo desde 2018, tendo sido, antes disso, presidente da Câmara de Proença-a-Nova durante mais de dez anos. Embora pertença ao distrito de Castelo Branco, Proença-a-Nova faz fronteira com Mação, que já pertence a Santarém.