Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. “Procuramos ser uma escola inclusiva”

Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves situa-se na 96ª posição
Foto: Pedro Granadeiro
Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, de Vila Nova de Gaia, está a subir no ranking nacional. O que, para a sua diretora, Anabela Pereira, se deve à aposta na “formação integral do aluno”.
A Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, de Vila Nova de Gaia, passou do 99º para o 96º lugar no ranking nacional das escolas. Isto quando, no ano letivo anterior, já tinha subido seis posições. O que não é fácil, tendo em conta a dimensão daquele estabelecimento de ensino (com 1500 alunos) e o número de estudantes que se inscreveram para os exames nacionais (800).
“Apostamos na formação integral do aluno. Não apenas o aluno dentro da sala de aula mas a aprender conceitos. Procuramos que o aluno sinta o que está a aprender, que não decore apenas, que perceba a interligação entre as diversas áreas do ensino, que entenda que o ensino não é estanque”, justifica a diretora Anabela Pereira.
Acresce que, na Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, procura-se “ser uma escola inclusiva”. “Temos projetos que abrem as portas aos alunos mais desfavorecidos”, revela Anabela Pereira.
Para os exames nacionais, a secundária disponibiliza, desde o 10º ano, horas adicionais de aulas, um reforço que ajuda os alunos a esclarecer dúvidas ou a treinar. Existe ainda o projeto da sala de estudo, onde os estudantes “mais velhos ajudam as mais novos”.
“Temos muito orgulho na nossa escola, no que fazemos pelos nossos alunos e na qualidade dos nossos alunos”, vinca a diretora da Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves.
