Sede da Agência Espacial Portuguesa abre as portas de "futuro próspero" na ilha de Santa Maria
A Agência Espacial Portuguesa terá oficialmente, a partir desta quinta-feira, a sua sede na ilha da Santa Maria, nos Açores. Espera-se que, com a construção do futuro porto espacial, os Açores sejam um ponto de retorno de missões espaciais que estão a orbitar a Terra. O "Space Rider" poderá mesmo aterrar em Portugal.
Corpo do artigo
Será na antiga casa do diretor do aeroporto da ilha de Santa Maria, nos Açores, que ficará instalada a sede da Agência Espacial Portuguesa. A cerimónia de inauguração é esta quinta-feira, 7 de novembro, e contará com a presença do presidente da República, da secretária de Estado da Ciência e dos presidentes do Governo Regional dos Açores e da Assembleia Legislativa Regional do arquipélago. “A agência [espacial portuguesa] reconhece, desde o início, o potencial geográfico da região dos Açores para o desenvolvimento de um ecossistema espacial. Com esta centralidade atlântica, Portugal tem uma porta aberta para um futuro próspero no espaço”, afirmou Ricardo Conde, em comunicado.
O edifício foi construído na década de 50 pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral para ser a morada de família do diretor do aeroporto de Santa Maria. Em 2019, o Governo Regional dos Açores cedeu a antiga casa à Agência Espacial Portuguesa, para ali construir a sua sede.