O segundo lote de 70.200 doses de vacinas contra a covid-19 já está em Portugal.
Corpo do artigo
13176173
Nova remessa de vacinas já chegou a Portugal. São 70.200 doses.
O processo de vacinação prossegue esta segunda-feira, depois de ter arrancado, no domingo, em Portugal e em vários países da União Europeia. Ao final do dia, mais de 4600 profissionais de saúde portugueses tinham recebido a primeira dose.
Esta vacinação representa um marco na história da Medicina
Esta manhã, a ministra da Saúde, Marta Temido, reforçou, no Hospital Curry Cabral, onde está a acompanhar a vacinação, o "apelo à confiança na ciência", confirmando a chegada do segundo lote de vacinas ao país.
Os "problemas logísticos" reportados pela Pfizer - que atrasaram inclusivamente o arranque da vacinação em Espanha - não afetaram, assim, o processo de chegada das vacinas a Portugal.
13174631
Momentos antes de ser vacinado, o diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez, reconheceu que "esta vacinação representa um marco na história da Medicina". "Foi produzida em menos de 12 meses, é um sucesso que não podemos esquecer", sublinhou.
Maltez aproveitou ainda para pedir aos cidadãos que não descurem as medidas de proteção contra a covid-19, defendendo que "é preciso ter uma parte importante da população imunizada (entre 60 a 70%) para termos alguma tranquilidade".
Portugal conta receber quase 80 mil doses por semana em janeiro
Marta Temido adiantou igualmente que o país espera receber "79.950 entregas em cada uma das quatro semanas de janeiro" e que, se tudo correr conforme o previsto, a vacinação em lares de idosos e nos cuidados continuados começará no próximo mês.
4828 profissionais de saúde vacinados
De referir que, até ao meio-dia desta segunda-feira, foram administradas 4828 doses a profissionais de saúde de diferentes centros hospitalares: Centro Hospitalar Universitário de São João, do Porto, de Coimbra, Lisboa Central e Lisboa Norte.
13176811