O número de pessoas em Portugal com mais de 65 anos duplicou em relação aos anos 70 e é hoje superior a dois milhões, tendo a população com mais de 80 anos aumentado cinco vezes.
Corpo do artigo
O envelhecimento da população levanta várias questões fundamentais: Como podemos encorajar a promoção da saúde e as políticas de prevenção, especialmente aquelas direcionadas aos mais velhos? Já que as pessoas estão a viver mais tempo, como a qualidade de vida nos idosos pode ser melhorada?
A solução passa pela criação de estratégias de intervenção para assegurar um envelhecimento saudável e com dignidade.
Como prevenir as quedas das escadas em casa?
Estudo em Portugal revela que as quedas nas escadas aumentam a mortalidade sénior. Cerca de 30% dos seniores que caem e fazem fraturas morrem no primeiro ano após o incidente.
Existem atualmente equipamentos domésticos que permitem o uso das escadas em segurança e sem riscos de queda. Qualquer equipamento que promova o acesso a todos os andares, sem recurso ao esforço do utilizador, permitirá que os familiares mais idosos se mantenham nas suas casas, com qualidade de vida e bem-estar.
Atualmente, a Stannah é a única marca fabricante de elevadores de escadas presente em Portugal. Para quem não pretende obras em casa ou custos avultados, os elevadores de escadas e plataformas elevatórias apresentam-se como a melhor solução: em ambos os casos, os equipamentos são instalados diretamente nos degraus, não carecem de licenciamento camarário ou projetos de estruturas na maioria dos casos.
No caso dos elevadores de escadas, conseguem adaptar-se a quase todas as configurações, através dos mecanismos opcionais (como por exemplo o carril retrátil para desimpedir o acesso a uma porta). Muito seguros, os elevadores de escadas da Stannah estão munidos com vários sistemas de segurança, desde sensores de paragem automática que evitam a colisão com algum obstáculo nas escadas, cinto de segurança e a rotação automática da cadeira no fim dos cursos.
Vários estudos comprovam que é no conforto do lar, nomeadamente nas escadas de casa, que acidentes graves acontecem
"Existem várias precauções para evitar a queda nas escadas de casa, como a instalação de corrimões ao longo da escadaria. Com um elevador de escadas, consegue-se promover, além da segurança, o conforto a longo prazo dos seus utilizadores, permitindo-lhes assim cumprir com o sonho de viver na casa de família para "sempre"", afirma André Magalhães, responsável da equipa de especialistas de mobilidade da Stannah, empresa especializada em soluções de mobilidade para idosos, acrescentado que "as pessoas confiam na segurança deste equipamento de mobilidade".