Das 664 zonas balneares do país, seis tinham, este sábado, banhos desaconselhados após ter sido detetada contaminação nas águas pelas análises da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Corpo do artigo
A presença de salmonela levou a APA a considerar que as águas estão impróprias nos areais de Açude de Vais, em Penalva do Castelo, de Cambas, na albufeira de Cabril, em Oleiros, e de Verim, na Póvoa de Lanhoso. Os banhos estão desaconselhados, também, no Vale de Juncal, no concelho de Mirandela, e na Amorosa, em Viana do Castelo, por presença de escherichia coli, e, ainda, no areal da Ribeira Grande, na Sertã, por contaminação microbiológica.
Cascais contesta
A APA realiza mais de 10 mil análises para garantir a qualidade das 664 águas balneares. A Câmara de Cascais contestou a manutenção da interdição das praias da Poça e das Moitas, já que a contra-análise, feita pela APA na quinta-feira, mostrou que já não existia contaminação.
“Apesar disso, a interdição das águas balneares das praias da Poça, em São João do Estoril, e das Moitas, no Monte Estoril, continuava na sexta-feira registada no site da APA e, só após os alertas feitos pela autarquia junto da APA, é que a informação do site foi alterada”, sublinhou a Câmara de Cascais, em comunicado. O vice-presidente Nuno Piteira Lopes garante que o Município passará a realizar análises bidiárias às águas balneares do concelho e a publicar os resultados no site municipal.