Aproveitando a passagem de Bento XVI por Portugal, os CTT vão lançar selos alusivos à visita do Papa. A emissão filatélica será lançada hoje e vai ser acompanhada de um texto do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Corpo do artigo
A série será constituída por três selos com os três Papas que visitaram ou vão visitar Portugal: Paulo VI em 1967, João Paulo II em 1982, 1991 e 2000 e agora Bento XVI. Existirá ainda um quarto selo que será dedicado especificamente à visita de Bento XVI. A obliteração de primeiro dia está prevista para 10 de Maio, em Lisboa, no Porto, no Funchal, em Ponta Delgada e também em Fátima.
Os CTT não revelaram o investimento neste projecto, realçando que a emissão dedicada a Bento XVI está incluída no conjunto das muitas e variadas emissões previstas pela Filatelia dos CTT para 2010 "não assumindo números significativos".
Na pagela que será também disponibilizada, o Cardeal-Patriarca de Lisboa discorre sobre a Missão da Igreja e do Bispo de Roma, traçando um breve perfil de Bento XVI: "Bom conhecedor da Escolástica, não ficou prisioneiro dela, certamente devido ao estudo aprofundado de Santo Agostinho, que situa a busca da verdade na compreensão da existência humana. A busca da verdade e a sua relação com a caridade, nunca é apenas uma reflexão filosófico-teológica, mas a abertura à densidade da existência humana, diria mesmo ao drama da existência humana, que encontra na vida de Jesus Cristo a sua fonte inspiradora."
Nesse mesmo texto, D. José Policarpo, sublinha o percurso de Joseph Ratzinger enquanto "um dos maiores teólogos do século XX", com uma "experiência de confrontar a Teologia enquanto reflexão sobre a fé, com todas as outras ciências e saberes".
O Cardeal-Patriarca de Lisboa realça ainda a "sensibilidade de artista" do líder da Igreja Católica: "Fá-lo antever esta busca da compreensão da existência como abertura à beleza. Afinal, o que encontramos na Igreja é, sobretudo, uma experiência de beleza", conclui.
A tiragem desta colecção será de 250 mil exemplares. No entanto, existirá também um bloco de três selos (com os três Papas lado a lado, com tiragem de 80 mil). O valor facial do selo alusivo à visita do Sumo Pontífice será de 68 cêntimos. O bloco com os três selos terá o valor de 2,40 euros. A emissão inclui, ainda, sobrescritos com valores de 55 e 74 cêntimos, um bilhete postal, por 44 cêntimos e pagelas, ao preço de 70 cêntimos.