O estado de tempo em Portugal continental esta semana será de contrastes.
Corpo do artigo
Os primeiros dias, entre segunda e quarta-feira, poderão contar com alguma instabilidade, especialmente ao longo da faixa interior, com chuva, não se descartando a possibilidade de trovoada, e rajadas de vento até 65 km/h. O que levou o IPMA a emitir 9 avisos amarelos para diversos distritos de Norte a Sul que estarão em vigor entre hoje e amanhã, em Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu
No entanto, toda esta instabilidade deverá dissipar-se ao longo do dia de quarta-feira, sendo que a partir de quinta-feira o cenário muda, relata Joana Campos, geógrafa e redatora do Meteored Portugal.
A partir desse dia, espera-se uma melhoria generalizada do estado de tempo, com os termómetros voltarão a subir. As temperaturas máximas poderão voltar a atingir valores próximos dos 40ºC, já na sexta-feira, no Baixo Alentejo. No litoral Norte e Centro, esperam-se temperaturas mais frescas, especialmente nas zonas próximas ao mar. Ainda assim, os valores deverão oscilar entre os 22ºC a Norte e os 26ºC no Centro.
É expectável que esta tendência de aumento se mantenha no fim de semana e nos dias seguintes, podendo os termómetros ultrapassarem os 40ºC na região Sul já no sábado. Desta forma, os modelos de referência da Meteored apontam para um início de julho bastante quente.