A semana de 24 a 30 de março traz finalmente o regresso do sol a Portugal Continental, após um março marcado por chuva intensa. Espera-se tempo seco e temperaturas a subir gradualmente, podendo atingir valores acima da média no fim de semana.
Corpo do artigo
Na segunda-feira, o vento forte de norte fará descer as temperaturas, mantendo a sensação térmica fria. Na terça-feira, o sol predomina, mas as manhãs serão geladas, com geadas no interior Norte e Centro. A partir de quarta-feira, o anticiclone trará estabilidade, com céu pouco nublado e temperaturas em ligeira subida. Quinta e sexta-feira manter-se-á este padrão, com máximas a ultrapassar os 20°C em várias regiões, mas com vento moderado a forte de norte, analisa Hélder Silva Lopes, professor universitário na Universidade do Minho e redator da Meteored Portugal.
Nos Açores, espera-se chuva na terça-feira, seguida de tempo mais seco, mas ventoso. Na Madeira, o vento de nordeste persistirá, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos.
O fim de semana será soalheiro, mas há incerteza sobre a evolução das temperaturas. Dependendo da posição do anticiclone, poderá manter-se um cenário com temperaturas mais baixas e com vento ou surgir o primeiro episódio de calor primaveril, com temperaturas a rondar os 26 °C. De qualquer forma, é uma boa oportunidade para aproveitar o tempo seco antes de uma possível mudança no início de abril.