Mariana Araújo, de Vila Real, tem apenas 12 anos, mas é já com grande clareza e muitas certezas que fala do futuro.
Corpo do artigo
"Quero ser cirurgiã, fascina-me mexer dentro dos corpos e ajudar a salvar vidas", responde a vencedora da iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo "Jornal de Notícias", quando fala sobre a profissão que gostaria de ter.
Mas os sonhos de Mariana não se ficam pelo trabalho. "Visitar Londres, em Inglaterra, e ser uma grande atleta" - pratica atletismo e natação - são outros dos desejos que a estudante quer ver realizados.
Para já, na escola, o percurso tem sido imaculado. Perfecionista e muito competitiva, Mariana esclarece: "Sempre procurei tirar bons resultados". "As minhas irmãs [de 18 e 15 anos] e os meus pais também me incentivam", diz a jovem, reconhecendo que ter irmãs mais velhas contribui para isso. "Não só ajudam nos estudos, como me dão conselhos, uma vez que já passaram pelo mesmo", refere.
E há disputa entre as três pelas melhores notas? "Sim, há competição, mas quem ganha sou eu", atira a estudante, que destinou o vale de compras de 500 euros da Staples para a "compra de um computador e melhor material escolar".
Este prémio é, para a mãe, Márcia Pires, 37 anos, técnica auxiliar de fisioterapia, "ouro sobre azul". "É muito difícil o início do ano letivo com as despesas escolares para as três e um só ordenado. Além de que sou prestadora de serviços. É muito complicado gerir o orçamento e as contas mensais", nota esta mãe, que dá o exemplo ao ter retomado os estudos para tirar a licenciatura em Serviços Sociais.
"Nunca é tarde para nada. O facto de a minha vida não ter sido fácil ainda me incentivou mais a ir para esta área e tentar ajudar os outros", frisa Márcia.