Em cima da praia, junto à foz do Ave, entre o forte de S. João e a capela da Senhora da Guia, em Vila do Conde, há uma esplanada com vistas e cheirinho a maresia. Cocktails e música ao vivo vieram renovar um espaço ideal para os dias de verão, que está nas mãos da mesma família há 30 anos.
Corpo do artigo
Fez recentemente um ano que Tiago Benta trocou a profissão de sonho como veterinário pelo negócio de família no bar Senhora da Guia. A casa está nas mãos dos pais há quase 30 anos. Tiago deu-lhe um novo "look", fez um "refresh" à ementa, apostou na qualidade, deu-lhe um toque de modernidade e junta-lhe, agora, cocktails e música ao vivo.
Ali, em cima da praia, junto à foz do Ave, entre o forte de S. João e a capela da Senhora da Guia, em Vila do Conde, há uma esplanada com vistas e cheirinho a maresia.
"O meu pai teve covid-19. Esteve 40 dias na Unidade de Cuidados Intensivos. Percebi que tinha que o ajudar e que a família era o mais importante", conta Tiago, 35 anos, que, agora, toca o negócio com o pai Fernando e a mãe Emília.
O bar - uma sala envidraçada e uma generosa esplanada de frente para o mar - já era conhecido pelo peixinho grelhado, sempre fresco. Agora, Tiago juntou-lhe outros ingredientes.
"Pintei o chão de branco, troquei os guarda-sóis [agora a fazer lembrar o remate das camas de rede brasileiras] e, esta semana, vou trocar o mobiliário, todo em madeira", conta, sorrindo. A mãe foi quem mais "resistiu" à ideia da mudança, mas os elogios dos clientes deixam-na agora cheia de orgulho.
Refeições ligeiras e sunset com DJ's
Seguiu-se a ementa. Ao peixe grelhado juntou camarões, amêijoas e outros petiscos, hambúrgueres, pregos e outras comidas mais ligeiras. Ceviche e carpaccio figurarão, muito em breve, na lista, indo ao encontro de outros públicos.
Apostou nos cocktails e, para cereja no topo do bolo, juntou-lhe a música: aos sábados ao final da tarde, há bossa nova no saxofone e, ao domingo, a tarde termina com um sunset com DJs.
Emília começou na praia recém-casada. Tinha 30 anos. Fernando "nasceu na areia", num negócio que, na família, já leva quatro gerações. Começaram do zero. Chegaram a ter três concessões ao mesmo tempo. Hoje, têm apenas a Guia.