A Administração Regional de Saúde do Norte anunciou a criação de uma linha de apoio psicológico para profissionais da organismo e população da região Norte do país, por causa da pandemia da Covid-19.
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A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) explicou, em comunicado, que, face à atual crise pandémica, foi criada uma linha de apoio, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 20 horas, "como uma resposta complementar a outras linhas telefónicas existentes, a nível local e a nível nacional".
"A Linha de Apoio Psicológico da ARS Norte tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e a obtenção de ganhos em saúde, num momento de angústia e inquietação da nossa comunidade. Pretende-se disponibilizar cuidados psicológicos, criar um espaço de escuta ativa, de expressão emocional, facilitador de processos mais adaptativos; e ainda promover a resiliência psicológica e um maior bem-estar psíquico", refere a nota.
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Segundo a ARSN, a medida vai contribuir "para uma maior abrangência de ação, com vista à prossecução de objetivos fundamentais para a saúde mental das populações".
Esta linha telefónica de apoio visa "lidar com a situação de crise de forma adequada, continuando a vida e o trabalho nas atuais condições adversas, prevenir e evitar o pânico, a agitação, a agressividade, os conflitos, a violência e a doença psicológica e de saúde mental, e garantir o apoio psicológico em situações agudas, com a qualidade necessária".
A nota acrescenta que a conceção da intervenção da "Linha de Apoio Psicológico da ARS Norte" assenta em três pilares fundamentais, que estarão sempre presentes.
"Aceitação incondicional do outro, respeitando o ritmo e a expressão livre das necessidades de quem procura o apoio, reforçando as vertentes da relação; escuta ativa e aconselhamento, integrando, se necessário, a disponibilização de informação adequada e adaptada aquele cidadão", são dois desses pilares.
O terceiro, explica o comunicado, em caso de necessidade, "fruto da avaliação efetuada pelo psicólogo, será assegurada a sinalização do utente, de modo a facilitar e agilizar o processo de encaminhamento e referenciação para os serviços regulares de saúde".
O lançamento desta linha telefónica de apoio psicológico aos profissionais da ARSN e da população da região norte do país "resulta da conjugação de sinergias e cooperação entre as estruturas diretivas e organizativas da ARS Norte, dos ACES [Agrupamentos de Centros de Saúde], de ULS [Unidades Locais de Saúde] e da DICAD [Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependência], com a adesão e envolvimento empenhado de dezenas de psicólogos destes serviços e de outros que exercem em contexto hospitalar".