Recorde os conselhos da última semana da associação ambientalista ZERO, em parceria com o JN, para ajuda a salvar o planeta.
Corpo do artigo
- O comércio ilegal de animais silvestres, exóticos ou não, contribui para a extinção de muitas espécies, além da crueldade com que os animais são transportados e armazenados. Não compre animais silvestres!
- Véspera e Dia de Natal são os dias do ano com maior produção de resíduos, nos presentes que ainda haja para embrulhar é importante reutilizar embalagens anteriores ou mesmo encontrar forma criativas de evitar o embrulho.
- Sabemos que é difícil reduzir o plástico no dia-a-dia, mas na hora de comprar, podemos fazer toda a diferença optando por produtos com menor quantidade de embalagem, produtos a granel e usando sacolas de tecido.
- Cozinhou comida a mais? A palavra de ordem é "Não Desperdiçar"! O que sobrou pode ser reutilizado em outros pratos. A melhor forma de conservar as sobras é utilizar recipientes feitos de vidro, de cerâmica ou de aço, evitando o plástico.
- A compostagem é o processo mais barato e ecológico de reciclar a principal fração dos resíduos que é produzida nas nossas casas, atendendo a que a mesma pode chegar aos 40%. Faça compostagem doméstica dos resíduos orgânicos e adube as suas plantas.
- Em deslocações de curta distância opte por deixar o carro na garagem e faça uma caminhada, além de evitar a emissão de gases poluentes, faz exercício contribuindo para a melhoria da sua saúde.
- Na cidade, e sempre que esta seja uma opção seja viável e disponível, opte por fazer as suas deslocações utilizando os serviços de bicicletas partilhadas. Contribui para o ambiente e queima calorias.