O Chega apresentou todos os cabeças de lista para as legislativas de 10 de março, sete deles são nomes ligados a outros partidos (PSD e IL). Rui Cristina, atual deputado do PSD, eleito por Faro, vai encabeçar a lista por Évora. Manuela Tender, cabeça de lista por Vila Real, foi deputada do PSD entre 2011 e 2015.
Corpo do artigo
Rui Cristina aceitou o convite do Chega, após ter sido anunciado como o quinto candidato na lista do PSD pelo distrito de Faro, que será encabeçada pelo vice-presidente social-democrata Miguel Pinto Luz, depois de ter sido o número dois nas eleições de 2022. Rui Cristina, militante social-democrata há cerca de 20 anos e candidato derrotado à Câmara de Loulé em 2021, deixou o PSD para passar a deputado não inscrito até final da legislatura. O PSD de Loulé retirou-lhe a confiança política na quarta-feira.
Na segunda-feira, o parlamentar alegou que a liderança de Luís Montenegro só está preocupada com "ajustes de contas internos".
"Fica patente existir na atual liderança do PSD uma maior preocupação com ajustes de contas internos, imposição de egos que na essência não assumem compromissos sérios com o partido, interessados unicamente numa permanente querela pelo 'poder'", referiu a carta enviada por Rui Cristina ao secretário-geral do PSD, a que a Lusa teve acesso.
Na mesma situação de retirada de confiança política do seu partido, avançou ontem o candidato por Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, vereador do PSD na câmara e ex-deputado na Assembleia da República pelo mesmo partido (2013 - 2017).
Entre os candidatos com percursos políticos ligados a outros partidos foram apresentados, até esta sexta-feira, António Maló de Abreu, cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Fora da Europa, por Coimbra, António Pinto Pereira, ex-militante do PSD que se juntou ao Chega no ano passado. Pelo círculo eleitoral da Guarda, foi indicado Nuno Simões de Melo, ex militante da Iniciativa Liberal. E pelo distrito de Portalegre, Henrique Freitas, antigo secretário de Estado da Defesa do Governo de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Durão Barroso (2002-2004), que deixou o PSD para se filiar no Chega em 2023.
André Ventura afirma que conta ter as listas de candidatos a deputados fechadas "muito em breve" e que irá apresentar o programa do partido este sábado.
Além dos sete dissidentes de outros partidos já referidos, foram anunciados como cabeças de lista: Filipe Melo em Braga, Pedro Pinto em Faro, André Ventura em Lisboa, Rui Afonso no Porto, Pedro Frazão em Santarém, Rita Matias em Setúbal, João Tilly em Viseu, Francisco Gomes na Madeira, Miguel Arruda nos Açores, Jorge Galveias em Aveiro, Diva Ribeiro em Beja, José Pires em Bragança, João Ribeiro em Castelo Branco, Gabriel Mithá em Leiria, José Dias Fernandes pela Europa.