Quatro serras e seis rios fazem parte de projeto ciclável e pedonal. Ideia é atrair turismo de natureza e aventura e dinamizar economia local.
Corpo do artigo
Tem 280 quilómetros e apresenta-se como um promissor desafio para os amantes da caminhada e de passeios de bicicleta em percurso de natureza. A "Grande Rota das Montanhas Mágicas", a inaugurar hoje, em Vale de Cambra, desenvolve-se por sete municípios, quatro serras e seis rios.
"Vai ser um sucesso, sente-se o entusiasmo dos municípios envolvidos e há um verdadeiro empenho de todos", afirma José Pinheiro, presidente da Câmara de Vale de Cambra, um dos concelhos integrantes deste projeto coordenado pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG).
O GR60 - Grande Rota das Montanhas Mágicas, assim designado, é um percurso de forma circular ao longo dos municípios de Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães, englobando as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, assim como os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.
José Pinheiro frisa que é um percurso ciclável e pedonal "único". São necessários oito dias para fazer o itinerário de bicicleta ou 14 para quem prefere a caminhada, num estímulo que dificilmente poderia ser maior para quem aprecia o turismo de natureza e de aventura.
Contempla ainda inúmeros pontos de interesse, como os da Rota da Água e da Pedra, e também quatro zonas especiais classificadas na Rede Natura 2000 e o Arouca Geopark Mundial da UNESCO. Estes últimos cinco locais somam, aliás, mais de 50% da área total do território em causa.
"Estamos a falar de um projeto intermunicipal que constitui um novo atrativo na região, que acrescenta valor à oferta turística e, consequentemente, dinamiza a economia local", reforça, por seu lado, o autarca de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo.
Também João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, entende que esta rota "tem um grande potencial para dinamizar, por arrasto, toda a economia dos concelhos atravessados pelo traçado, da restauração à hotelaria, do comércio às empresas de animação turística".
A inauguração está marcada para as 10.30 desta sexta-feira, em Arões, Vale de Cambra.
Pormenores
Percurso por etapas
O trajeto tem a Grande Travessia de BTT dividida em oito etapas e o circuito pedestre em 14 segmentos.
Caderneta
A organização vai disponibilizar uma caderneta a quem queira efetuar esta rota. Será possível ir registando as diferentes etapas, através de comprovativos dados por estabelecimentos.
Portugal Brasil Ride
As próximas três edições da "Portugal Brasil Ride", organização de uma das maiores provas da "Mountain Bike" por etapas da Europa, terá uma parte do percurso nas Montanhas Mágicas.