A Deco Proteste lançou um simulador que pretende ajudar os contribuintes a aumentar o reembolso do IRS, ou ajudá-los a pagar o menos possível. A ferramenta apresenta os cenários mais favoráveis na hora de se entregar a declaração de rendimentos às Finanças.
Corpo do artigo
A plataforma lançada pela associação de consumidores foi lançada esta terça-feira, data em que se inicia o período de entrega do IRS, que decorre até ao dia 30 de junho.
O simulador de IRS "permite simular o impacto de diferentes opções, como o englobamento de rendimentos ou a entrega da declaração individualmente, ou em conjunto, tendo em consideração as alterações nas tabelas de retenção na fonte, as deduções mais recentes, o IRS Jovem ou até a existência de incapacidades fiscalmente relevantes", lê-se no comunicado enviado às redações.
Os contribuintes podem importar dados do portal das Finanças ou introduzi-los diretamente, simular e depois comparar os diferentes cenários , "saber qual o mais favorável e entregar diretamente ou gerar o ficheiro XML para submissão no portal das Finanças".
Para além das funcionalidades existentes, "o simulador fiscal disponibilizado pela DECO Proteste permite aos contribuintes antecipar o impacto das novidades fiscais de 2024 no IRS a entregar em 2025:
- Isenção de IRS em gratificações de balanço: trabalhadores que receberam prémios até 4100 euros em 2024 e aumentos iguais ou superiores a 5% estão isentos de IRS sobre esse valor. Mas há detalhes de preenchimento que devem ser respeitados para beneficiar dessa isenção;
- Dedução do serviço doméstico: Contribuintes podem deduzir até 5% do valor gasto com serviço doméstico, com um limite de 200 euros;
- Consignação do imposto a duplicar: 1% do imposto devido ao Estado pode ser doado a uma instituição de solidariedade social, duplicando o valor da consignação relativamente ao ano anterior;
- Isenção de declaração do subsídio de refeição: foi eliminada a regra que obrigava a declarar o subsídio de refeição, mesmo que ultrapasse os 500 euros por ano.
"Em 2024 os salários líquidos subiram por força das medidas fiscais implementadas, mas isso pode repercutir-se em mais imposto a pagar ou reembolsos mais modestos", lembra Soraia Leite, porta-voz da Deco Proteste defendendo que esta "é uma ferramenta essencial para que os contribuintes possam tomar decisões informadas e maximizar o seu reembolso de IRS".