Sindicato magistrados considera Francisca Van Dunem "uma boa escolha" para a Justiça
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público considerou, esta quarta-feira, uma "boa escolha" Francisca Van Dunem para ministra da Justiça do governo chefiado por António Costa.
Corpo do artigo
Trata-se de uma magistrada experiente, com conhecimento do setor, que conhece bem a realidade judiciária", declarou à agência Lusa António Ventinhas, acrescentando que Francisca Van Dunem assumiu diversos cargos de relevo no Ministério Público", sendo atualmente Procuradora-Geral Distrital de Lisboa.
Com a escolha de Francisca Van Dunem para o cargo de ministra da justiça, o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) entende que "estão abertas as possibilidades de diálogo" com o Ministério da Justiça para resolver os principais problemas do setor, designadamente a reorganização judiciária e o Estatuto que rege os magistrados do MP.
Outros assuntos urgentes que António Ventinhas considera urgente serem resolvidos prendem-se com a falta de magistrados e a necessidade de abrir concursos de ingresso na magistratura, uma preocupação que também hoje foi partilhada, numa cerimónia pública, pela Procuradoria-Geral da República, Joana Marques Vidal.
A este propósito, António Ventinhas referiu que no próximo ano está prevista a aposentação de 150 magistrados e de 250 nos próximos cinco anos.
O número atual de magistrados é de cerca de 1600, precisou.