Piratas enviam e-mails com links que imitam marcas mais conhecidas.
Corpo do artigo
Face à aproximação da Black Friday, a Check Point Software Technologies registou, a partir de outubro, um aumento de 13% no número de ficheiros maliciosos relacionados com encomendas e entregas em comparação com outubro de 2022. Rui Duro, gerente da Check Point em Portugal, explica que, nesta época do ano, “há sempre o aumento de esquemas de e-mail phishing e website phishing, que estão intimamente ligados”.
Na prática, os piratas informáticos enviam e-mails aos consumidores com links que são criados, pormenorizadamente, para imitar os links dos sites oficiais das marcas. “A maior parte das vítimas não suspeita destes e-mails e é levado a carregar nestes links que têm um fundo malicioso, que as levam até websites falsos das marcas”, refere Rui Duro ao JN.
A Check Point Software Technologies adianta que encontrou, este ano, alguns websites de phishing que tentam imitar websites oficiais de marcas de luxo, como Louis Vuitton, Rolex e Ray-Ban. A fornecedora de soluções de cibersegurança salienta que “um olhar mais atento e cauteloso consegue verificar que as origens dos e-mails, que levam os consumidores a estes sites, não têm qualquer ligação com as empresas de luxo reais. São apenas esquemas desenhados com o intuito de furtar dados pessoais dos compradores”.